Desempenho escolar: comparação entre escolares com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; DEFICIENTE AUDITIVO; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Introdução: O mau desempenho escolar é um sintoma cada vez mais freqüente em escolares, com graves repercussões emocionais, sociais e econômicas. Estudos sugerem que as deficiências acadêmicas de crianças com dificuldades de aprendizagem não estão limitadas à leitura e escrita, mas também aos aspectos da matemática. A presença de perda auditiva pode acarretar sérias conseqüências no desenvolvimento de fala e aprendizagem. Assim, os deficientes auditivos possuem alterações nos diferentes aspectos da linguagem, envolvendo forma, conteúdo e uso em relação a seus pares ouvintes. Apesar dos relatos quanto a estas dificuldades na aprendizagem formal, faltam estudos com a utilização de testes padronizados para verificação do nível de defasagem nessas populações escolares. Objetivo: Verificar e comparar os resultados no Teste de Desempenho Escolar entre escolares com dificuldades de aprendizagem e escolares com perda auditiva. Metodologia: Foram estudados os prontuários de 22 pacientes com dificuldades de aprendizagem (G1) e 15 com deficiência auditiva (G2), com idade de 8 a 15 anos, inseridos em escolas de ensino regular. O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, de primeira a sexta série do ensino fundamental. O teste é composto por três subtestes: escrita, aritmética e leitura. O escore bruto de cada subteste e o escore bruto total de todo o TDE são convertidos através de uma tabela na classificação: superior, médio, inferior para cada série escolar e idade. Resultados: O número de sujeitos do sexo masculino foi maior nos dois grupos, sendo de 91% no grupo G1 e 67% no grupo G2. A idade média das amostras foi de 11,4 anos para o grupo G1 e 11,5 anos para o grupo G2. No grupo G1, 86% dos sujeitos apresentaram desempenho abaixo do esperadoPara G2, 80% obtiveram desempenho inferior. Na comparação das médias obtidas, os pacientes de ambos os grupos apresentaram o mesmo nível de rendimento de uma forma geral, não sendo estatisticamente significante em nenhum dos subtestes. Conclusão: O nível de dificuldade encontrado pelos pacientes com perda auditiva foi o mesmo dos pacientes com quadro de dificuldades de aprendizagem. Pacientes com deficiência auditiva precisam de um maior apoio na escola, da mesma forma que os pacientes com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a terapia voltada para a linguagem escrita nessas crianças com o uso de recursos visuais para trabalho com a fonologia as leva a refletir e atuar sobre os aspectos formais da escrita, sendo importante também o acompanhamento escolar
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- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
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ABNT
FIDÊNCIO, Vanessa Luisa Destro et al. Desempenho escolar: comparação entre escolares com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos. 2012, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2012. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Fidêncio, V. L. D., Moret, A. L. M., Ferraz, É., Crenitte, P. de A. P., & Jacob, R. T. de S. (2012). Desempenho escolar: comparação entre escolares com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Fidêncio VLD, Moret ALM, Ferraz É, Crenitte P de AP, Jacob RT de S. Desempenho escolar: comparação entre escolares com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Fidêncio VLD, Moret ALM, Ferraz É, Crenitte P de AP, Jacob RT de S. Desempenho escolar: comparação entre escolares com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 20 ] - Análise comparativa do desempenho aritmético entre crianças com dificuldades de aprendizagem e deficientes auditivos
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