Exportar registro bibliográfico

Levantamento GPR 4D sobre um derrame de óleo usado em transformadores de energia elétrica :: um estudo controlado em laboratório / (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: BERTOLLA, LUCIANA - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: AGG
  • Assuntos: GEOFÍSICA APLICADA; RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho foi realizado um levantamento GPR 4D em laboratório no qual foi simulado o vazamento de óleo de uma ETD - Estação de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Os estudos consistiram em derramar 15 litros de óleo em três experimentos: tanque contendo areia seca, tanque contendo areia úmida mais gradiente hidráulico e tanque contendo areia úmida. Em todos os experimentos o objetivo foi detectar a pluma de contaminação e avaliar a migração desse óleo com o tempo. Os dados GPR 4D foram adquiridos utilizando-se uma antena blindada de 400 MHz modelo SIR-3000 equipamento da GSSI. O monitoramento no tempo de aquisição dos dados variou de 2 minutos até 12 dias. No experimento com o tanque preenchido com areia seca não foi possível determinar a pluma de contaminação devido ao baixo contraste entre as propriedades físicas do meio e a pluma contaminante. No experimento em que o tanque foi preenchido com areia úmida e havia a presença de um gradiente hidráulico, foi possível determinar a migração da pluma de contaminação a partir do 5º dia. Para finalizar, o 3º experimento onde o tanque estava cheio de areia úmida também não foi possível identificar a pluma, devido ao baixo contraste entre as propriedades físicas. Nesta pesquisa também foram realizadas modelagens numéricas 2D utilizando o método FDTD, onde foram simulados os três experimentos, considerando posições intermediárias da pluma de contaminação em função do tempo. Os resultados das modelagens foram concordantes com os resultados obtidos com dados reais e ajudaram a definir o padrão de reflexão da pluma contaminante. Os promissores resultados indicam que a determinação efetiva da pluma contaminante de óleo numa ETD é possível desde o meio que esteja saturado com água. Portanto, para garantir o sucesso das pesquisas GPR para fins de mapeamento e delineamento de plumas de contaminação em ETD's recomenda-se que a (Continuação)(Continua) aquisição dos dados seja feita após um período de chuvas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.05.2012

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BERTOLLA, Luciana. Levantamento GPR 4D sobre um derrame de óleo usado em transformadores de energia elétrica :: um estudo controlado em laboratório /. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Bertolla, L. (2012). Levantamento GPR 4D sobre um derrame de óleo usado em transformadores de energia elétrica :: um estudo controlado em laboratório / (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo,.
    • NLM

      Bertolla L. Levantamento GPR 4D sobre um derrame de óleo usado em transformadores de energia elétrica :: um estudo controlado em laboratório /. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Bertolla L. Levantamento GPR 4D sobre um derrame de óleo usado em transformadores de energia elétrica :: um estudo controlado em laboratório /. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024