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Normatização de Protocolo de Observação Comportamental (PROC): aspectos comunicativos e cognitivos de crianças com desenvolvimento típico de linguagem (2012)

  • Authors:
  • Autor USP: PEREIRA, TATIANE CRISTINA - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Subjects: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; COMPORTAMENTO; LINGUAGEM (TESTES)
  • Language: Português
  • Abstract: Um grande número de crianças com menos de quatro anos de idade procura serviços de atendimento fonoaudiológico por estarem apresentando suspeitas de dificuldades quanto ao desenvolvimento adequado da linguagem. Entretanto, apesar de tal demanda, o fonoaudiólogo clínico ainda não encontra à sua disposição procedimentos sistematizados de avaliação que possam auxiliá-lo no sentido de promover um diagnóstico adequado. No intuito de contribuir para o delineamento do perfil comunicativo e cognitivo de crianças pequenas, este trabalho teve por objetivo obter valores de referência para protocolo de observação comportamental (PROC) sobre o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de esquemas simbólicos em crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Foram avaliadas 44 crianças entre 24 e 47 meses de ambos os gêneros, selecionadas em escolas de educação infantil, por meio de triagem do desenvolvimento global Denver II (TTDD II) e questionário com os pais. Todas as crianças foram filmadas durante 30 minutos em interação com um adulto em atividade envolvendo brinquedos. As gravações foram analisadas por meio do PROC. A análise estatística descreveu valores de média, mediana, valores mínimos e máximos. Foi utilizado o teste T de Student para comparação das idades. Foi considerado significativo valor de p<0,05. No que tange às habilidades comunicativas, as crianças do estudo mostraram evolução com a idade (média para três e dois anos, respectivamente: 58,12 e 51,44), apesar de não ter sido encontrada diferença estatisticamente significante para as faixas etárias comparadas (p=0,486). Na análise dos subitens habilidades dialógicas e funções comunicativas, a média das pontuações obtidas foram semelhantes para as duas faixas etárias, sendo que a função mais observada foi a instrumental para ambasJá para os subitens meios de comunicação e nível de contextualização da linguagem, as crianças de três anos apresentaram maior pontuação. Quanto ao item compreensão verbal, as crianças de três anos obtiveram melhor desempenho que as de dois (respectivas médias: 59,41 e 50,70), havendo diferença estatisticamente significante (p=0,0000020). Em relação ao item aspectos do desenvolvimento cognitivo, as crianças de três anos apresentaram melhor desempenho em comparação com as de dois (respectivas médias: 44,53 e 31,96), havendo diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas (p=0,00364), mostrando que as crianças evoluem na hierarquia do simbolismo. Em relação aos subitens forma de manipulação dos objetos, nível de desenvolvimento do simbolismo, nível de organização do brinquedo e imitação, as crianças de três anos obtiveram melhor pontuaçao que as de dois, excetuando-se no subitem Imitação. Portanto, na pontuação total do instrumento PROC, considerando todos os três itens avaliados, as crianças de três anos obtiveram maior pontuação em comparação às de dois, havendo diferença estaticamente significante entre os valores obtidos paras as faixas etárias, excetuando-se para o item Habilidades Comunicativas. A obtenção de valores de referência para o PROC veio combinar análise qualitativa e quantitativa, contribuindo, além do diagnóstico, para o acompanhamento objetivo de processos terapêuticos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.02.2012
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      PEREIRA, Tatiane Cristina. Normatização de Protocolo de Observação Comportamental (PROC): aspectos comunicativos e cognitivos de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12062012-161706/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Pereira, T. C. (2012). Normatização de Protocolo de Observação Comportamental (PROC): aspectos comunicativos e cognitivos de crianças com desenvolvimento típico de linguagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12062012-161706/
    • NLM

      Pereira TC. Normatização de Protocolo de Observação Comportamental (PROC): aspectos comunicativos e cognitivos de crianças com desenvolvimento típico de linguagem [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12062012-161706/
    • Vancouver

      Pereira TC. Normatização de Protocolo de Observação Comportamental (PROC): aspectos comunicativos e cognitivos de crianças com desenvolvimento típico de linguagem [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12062012-161706/

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