Exportar registro bibliográfico

Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: FACHINETTO, LISIANE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PSICANÁLISE; ESCRITA; TRANSFERÊNCIA (APRENDIZAGEM)
  • Palavras-chave do autor: Academic writing; discursive rotation; escrita acadêmica; formação de professores; Psicanálise; Psychoanalysis; rotação discursiva; teacher training; transference; transferência
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese compõe o conjunto de pesquisas coordenadas pelo projeto coletivo Movimentos do Escrito, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise GEPPEP. Tem como objeto de estudo as intervenções feitas por um orientador em um processo de escrita acadêmica. Versa não só a respeito das produções textuais propriamente ditas como, também, tematiza o laço do professor-orientador e de seu aluno-orientando que facilita a sustentação do trabalho por meio do qual são produzidas. Postula a existência de uma correlação entre as intervenções do orientador e o processo de escrita do texto acadêmico realizado sob orientação. Os dados analisados são as várias versões do trabalho de conclusão de curso de Joana, a aluna-orientanda, o diário clínico da professora-orientadora e os e-mails trocados entre ambas durante a realização do curso de pós-graduação. Busca responder duas questões: a) Quais os manejos realizados por um professor-orientador para promover, quando julga necessário, a reescrita do texto pelo aluno-orientando? e b) Quais efeitos essas intervenções provocaram na escrita do orientando? Para respondê-las, construiu-se uma interlocução entre os estudos da educação e os da psicanálise de orientação lacaniana. Assim sendo, o entendimento sobre o laço entre o professor-orientador e seu aluno-orientando partiu do conceito de transferência cunhado por Freud (1912): vínculo que se estabelece exclusivamente nas relações humanas, em especial naquelas que seconfiguram como um processo no qual o agente depende de um parceiro mais experiente para ter sucesso. Posteriormente, considerou as reelaborações de Lacan (1964/1998), que, por sua vez, subordinou este afeto à suposição de saber a respeito dos modos de satisfação do ser humano. Freud define o conceito de transferência e, depois, Jacques Lacan o ressignifica não mais privilegiando a realidade empírica do sujeito, mas sua dimensão fantasmática. A metodologia do trabalho está fundamentada na pesquisa psicanalítica, a partir da qual se fez uma construção do caso, tal qual proposto por Fédida (1992). Como resultado desta investigação, foi possível perceber que a intervenção/manejo do professor-orientador pode provocar mudança no laço estabelecido entre ambos, alterando, assim, a posição do orientando frente a sua escrita. Foi, ainda, possível mostrar que, no caso específico aqui tratado, Joana, a orientanda, saiu de uma posição de inércia frente ao saber para assumir uma postura investigativa a partir da qual pôde construir seu trabalho
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.04.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FACHINETTO, Lisiane. Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-145715/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Fachinetto, L. (2012). Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-145715/
    • NLM

      Fachinetto L. Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-145715/
    • Vancouver

      Fachinetto L. Transferência em orientação: efeitos de intervenções em textos acadêmicos [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062012-145715/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024