Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional (2012)
- Autores:
- Autor USP: MENDES, FLÁVIA CRISTINA MARTINS - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: MARKETING INSTITUCIONAL; MARCAS; VAREJO; SUPERMERCADOS; ALIMENTOS; SUSTENTABILIDADE
- Palavras-chave do autor: Marca Institucional; Práticas Ambientais; Supermercados; Sustentabilidade; Varejo; Corporate Brand; Environmental; Retail; Supermarkets; Sustainability
- Idioma: Português
- Resumo: Esta dissertação de mestrado procurou compreender como a marca institucional de empresas do setor supermercadista brasileiro varejo de alimentos foi impactada pela sustentabilidade, especificamente por práticas ambientais. A pesquisa analisou como as três maiores empresas do setor adaptaram-se às pressões por um varejo mais sustentável e como ocorreu a comunicação institucional do Grupo Pão de Açúcar, do Carrefour Brasil e do Walmart Brasil ao utilizarem as práticas sustentáveis ambientais na construção e consolidação de suas respectivas marcas institucionais. As práticas ambientais verificadas foram classificadas em: comercialização de produtos verdes, gestão de resíduos, construções sustentáveis e preservação do meio ambiente. Devido às alterações no cenário econômico e social do século XX surgiram tendências que pressionaram o sistema capitalista regente para uma gestão socioeconômica mais sustentável. A compreensão das mudanças, suas implicações e consequências na marca institucional das três principais empresas do setor é o objetivo principal desta pesquisa acadêmica.
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.03.2012
-
ABNT
MENDES, Flávia Cristina Martins. Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Mendes, F. C. M. (2012). Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/ -
NLM
Mendes FCM. Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional [Internet]. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/ -
Vancouver
Mendes FCM. Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional [Internet]. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas