Capacidade e relação fluxo-velocidade em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas (2012)
- Autores:
- Autor USP: ANDRADE, GUSTAVO RIENTE DE - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: STT
- Assuntos: RODOVIAS; AUTOESTRADAS; CAPACIDADE DE TRÁFEGO
- Idioma: Português
- Resumo: Neste trabalho, calibra-se um modelo que descreva a relação fluxo-velocidade em auto estradas e rodovias de pista dupla, considerando as recomendações tecidas pelos autores envolvidos na elaboração do modelo do Highway Capacity Manual - HCM 2010. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 788.122 observações, coletadas por 25 estações em quatro rodovias paulistas: SP-348, SP-021, SP-280 e SP-270. A análise dos dados mostrou que, conforme preconizado pelo HCM 2010, existe um intervalo de fluxos no qual a velocidade se mantém constante, o que corresponde à velocidade de fluxo livre. Em seguida, verificou-se que a classificação do HCM 2010, entre autoestradas e rodovias de pista dupla, não se mostra adequada para a amostra estudada, tendo sido indicada a divisão entre rodovias urbanas e rurais. Para esses grupos, foram propostos valores representativos para a capacidade e calibrada a relação fluxo-velocidade. A comparação entre os dois conjuntos de curvas produzidos mostrou que a velocidade média da corrente de tráfego nas rodovias urbanas apresenta uma queda mais precoce e acentuada do que a observada em rodovias rurais. Além disso, os valores estimados para a capacidade C e para a velocidade na capacidade CS para rodovias urbanas são inferiores aos estimados para rodovias rurais. Em contraste com o modelo do HCM 2010, a principal diferença reside em valores significativamente inferiores para BP, o fluxo a partir do qual se nota um declínio da velocidade em função do aumento da densidade da corrente de tráfego. Outro ponto de destaque é que, embora os valores da capacidade sejam parecidos entre o modelo do HCM 2010 e o calibrado, a velocidade na capacidade CS é superior nas rodovias paulistas
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2012
- Data da defesa: 07.05.2012
-
ABNT
ANDRADE, Gustavo Riente de. Capacidade e relação fluxo-velocidade em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-21062012-103018/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Andrade, G. R. de. (2012). Capacidade e relação fluxo-velocidade em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-21062012-103018/ -
NLM
Andrade GR de. Capacidade e relação fluxo-velocidade em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-21062012-103018/ -
Vancouver
Andrade GR de. Capacidade e relação fluxo-velocidade em autoestradas e rodovias de pista dupla paulistas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-21062012-103018/ - Relationship between traffic operations and road safety
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