Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência (2011)
- Autores:
- Autores USP: SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - EERP ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - EERP
- Unidade: EERP
- Assuntos: ENFERMAGEM NEONATAL; RECÉM-NASCIDO (CUIDADOS); EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- Idioma: Português
- Resumo: A educação em saúde é aspecto fundamental no processo saúde-doença, contribuindo na prevenção e reabilitação. O papel de educador na saúde geralmente cabe ao profissional de Enfermagem. Essa prática tem se dado, não raro, de forma tradicional, pela simples transmissão de conteúdos. Uma nova vertente da educação em saúde busca a autonomia dos sujeitos, utilizando metodologias ativas de aprendizagem e práticas participativas. Este trabalho relata a vivência de grupo formado com o intuito de potencializar a emancipação das famílias nos cuidados aos recém-nascidos, prematuros ou não, e construir o conhecimento através de colaboração e participação. As atividades educativas em grupo foram realizadas em dois hospitais de Ribeirão Preto, conduzidos por alunos de graduação e pós-graduação em Enfermagem sob orientação do pesquisador. As estratégias utilizadas nos grupos foram: jogos de tabuleiro e de cartas, cartilha e distribuição de figuras para discussão. Conclui-se, após participação dos envolvidos, que as atividades de educação em saúde contribuíram com o processo de construção e integração do saber de familiares e equipe de saúde neonatal e para a construção de uma assistência mais integral e humanizada, auxiliando na busca da emancipação das famílias dos bebês
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Cultura e Extensão USP
- ISSN: 2175-6805
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, p. 91-97, 2011
-
ABNT
FONSECA, Luciana Mara Monti et al. Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência. Revista Cultura e Extensão USP, v. 6, p. 91-97, 2011Tradução . . Disponível em: http://www.prceu.usp.br/revistausp6.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Fonseca, L. M. M., Del'Angelo, N., Castro, F. S. F. de, & Scochi, C. G. S. (2011). Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência. Revista Cultura e Extensão USP, 6, 91-97. Recuperado de http://www.prceu.usp.br/revistausp6.pdf -
NLM
Fonseca LMM, Del'Angelo N, Castro FSF de, Scochi CGS. Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência [Internet]. Revista Cultura e Extensão USP. 2011 ; 6 91-97.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.prceu.usp.br/revistausp6.pdf -
Vancouver
Fonseca LMM, Del'Angelo N, Castro FSF de, Scochi CGS. Aprendizagem participativa de mães e familiares sobre a saúde do recém-nascido: relato de experiência [Internet]. Revista Cultura e Extensão USP. 2011 ; 6 91-97.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.prceu.usp.br/revistausp6.pdf - Impact of the use of a digital learning object in the teaching of clinical assessment of preterm infants: a comparative study
- Percepção da equipe multiprofissional sobre ruído em unidade de cuidado intermediário neonatal
- Avaliação do objeto digital de aprendizagem cuidando do ambiente sensorial na unidade neonatal: ruído, luminosidade e manipulação
- A construção do objeto digital de aprendizagem iBaby: um serius game sobre a avaliação clínica da oxigenação do bebê de risco embasado no design emocional
- O cuidado ao bebê prematuro: utilização de metodologias ativas e objeto de aprendizagem na educação em saúde da família na unidade neonatal
- The participation of parents in the care of premature children in a neonatal unit: meanings attributed by the health team
- Evaluation of digital educational student-technology interaction in neonatal nursing
- Cuidados com o prematuro
- Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família
- Elaboração de um objeto virtual de aprendizagem sobre ambiência em unidade neonatal: enfoque no ruído
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas