O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com diabetes mellitus (2011)
- Authors:
- USP affiliated authors: CARVALHO, EMILIA CAMPOS DE - EERP ; KUSUMOTA, LUCIANA - EERP ; TEIXEIRA, CARLA REGINA DE SOUZA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s1983-14472011000300017
- Subjects: ENFERMAGEM; DIABETES MELLITUS; SERVIÇOS DE SAÚDE COMUNITÁRIA; INTERVENÇÃO DA ENFERMAGEM
- Language: Português
- Abstract: Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas (pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulinaEste estudio identificó el significado de seguimiento telefónico en el proceso de preparación y administración de la insulina desde la perspectiva de los pacientes con diabetes Mellitus (DM). Estudio descriptivo con enfoque cualitativo, con 26 pacientes con DM tipo 2 en el uso de insulina y participantes en un programa brasileño de autocontrol de glucosa en sangre capilar, en el hogar, que utiliza el seguimiento telefónico como una estratégia de enfermería. Las entrevistas directas se realizaron en un contacto telefónico único, con preguntas basadas en la teoría del significado de Ogden y Richards. El significado obtenido contuvo aspectos relacionados al proceso de enseñanza-aprendizaje y de la ayuda percibida por la estrategia (símbolo), los elementos relacionados con el manejo de la insulina (referente), y un reconocimiento del seguimiento telefónico como comodidad, tranquilidad, atención y tiempo para aclarar dudas (pensamiento). El seguimiento telefónico es conveniente para instruir a los pacientes con DM en el uso de insulina
- Imprenta:
- Publisher place: Porto Alegre
- Date published: 2011
- Source:
- Título do periódico: Revista Gaúcha de Enfermagem
- ISSN: 1983-1447
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 32, n. 3, p. 554-560, 2011
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LANDIM, Camila Aparecida Pinheiro et al. O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com diabetes mellitus. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 3, p. 554-560, 2011Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1983-14472011000300017. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Landim, C. A. P., Teixeira, C. R. de S., Kusumota, L., Travagim, D. S. A., Becker, T. A. C., Balaminut, T., & Carvalho, E. C. de. (2011). O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com diabetes mellitus. Revista Gaúcha de Enfermagem, 32( 3), 554-560. doi:10.1590/s1983-14472011000300017 -
NLM
Landim CAP, Teixeira CR de S, Kusumota L, Travagim DSA, Becker TAC, Balaminut T, Carvalho EC de. O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com diabetes mellitus [Internet]. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2011 ; 32( 3): 554-560.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1983-14472011000300017 -
Vancouver
Landim CAP, Teixeira CR de S, Kusumota L, Travagim DSA, Becker TAC, Balaminut T, Carvalho EC de. O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com diabetes mellitus [Internet]. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2011 ; 32( 3): 554-560.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1983-14472011000300017 - Uso da simulação clínica na avaliação de atributos cognitivos e procedimentais na perspectiva dos estudantes de enfermagem
- Avaliação dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem com a simulação clínica
- Processo de enfermagem: resultados e conseqüências da utilização para a prática de enfermagem
- Anxiety and performance of nursing students in regard to assessment via clinical simulations in the classroom versus filmed assessments
- Automonitorização da glicemia capilar no domicílio
- Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care
- Construction and validation of a virtual learning object for the teaching of peripheral venous vascular semiology
- Acquisition of skills to collect subjective data and manage patients’ emotions
- Clinical trial for the control of water intake of patients undergoing hemodialysis treatment
- Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em hemodiálise
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1983-14472011000300017 (Fonte: oaDOI API)
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