Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas (2011)
- Autores:
- Autor USP: MIURA, IRENE KAZUMI - FEARP
- Unidade: FEARP
- Assuntos: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL; TREINAMENTO DE PESSOAL; RECURSOS HUMANOS
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teórico tem o objetivo de discutir de que modo a aprendizagem corporativa e a gestão do conhecimento têm sido incorporadas à agenda dos profissionais da área de gestão de pessoas e como estes têm se imbricado nessa necessidade contemporânea. A aprendizagem organizacional representa como ideia central a forma como as organizações aprendem, com o objetivo de manterem-se em constante desenvolvimento, agregando vantagens competitivas. Coloca-se a necessidade de que o gestor de pessoas esteja apto para discutir formação no cenário contemporâneo do mundo do trabalho, desde a organização da demanda, passando pelo desenvolvimento de propostas, e consequente implementação, acompanhamento e avaliação de resultados. A formação desse profissional deve ampliar-se, discutindo as repercussões estratégicas que este gestor deve incorporar em sua práticaEste estudio teórico tiene el objetivo de discutir de qué modo el aprendizaje corporativo y la gestión del conocimiento han sido incorporados a la agenda de los profesionales del área de gestión de personas y cómo los mismos se han involucrado en esa necesidad contemporánea. El aprendizaje organizativo representa, como idea central, de qué forma aprenden las organizaciones con el objetivo de mantenerse en constante desarrollo y agregando ventajas competitivas. Se coloca la necesidad de que el gestor de personas esté capacitado para discutir formación en el escenario contemporáneo del mundo del trabajo desde la organización de la demanda, pasando por desarrollo de propuestas y consecuente implementación, acompañamiento y evaluación de resultados. La formación de este profesional se debe ampliar discutiendo las repercusiones estratégicas que este gestor debe incorporar en su práctica
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Orientação Profissional
- ISSN: 1679-3390
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 2, p. 227-239, 2011
-
ABNT
SCORSOLINI-COMIN, Fabio e INOCENTE, David Forli e MIURA, Irene Kazumi. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 2, p. 227-239, 2011Tradução . . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n2/10.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Scorsolini-Comin, F., Inocente, D. F., & Miura, I. K. (2011). Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12( 2), 227-239. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n2/10.pdf -
NLM
Scorsolini-Comin F, Inocente DF, Miura IK. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas [Internet]. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2011 ; 12( 2): 227-239.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n2/10.pdf -
Vancouver
Scorsolini-Comin F, Inocente DF, Miura IK. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento: pautas para a gestão de pessoas [Internet]. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2011 ; 12( 2): 227-239.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v12n2/10.pdf - Análise do comportamento dos Dekassegui (descendentes de Japoneses, trabalhadores temporários) Latino Americanos após experiência de trabalho no Japão
- A influência dos valores culturais sobre o comportamento de executivos em designações internacionais
- O processo de internacionalização da FEA-RP: a aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (ECTS)
- Global Village: valorizando a diversidade cultural na USP
- International team: valorizando as diferenças culturais na FEARP/USP
- Executivo expatriado no Brasil: as implicações das características culturais brasileiras na adaptação no trabalho e vida social
- Modelo de sistemas viáveis (VSM) aplicado no planejamento de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso do LaViE
- 1/3 das firmas expatria mulheres sem o cônjuge. [Depoimento]
- Analysis of the behavior of the Latin American Dekasseguis (descendants of Japanese who are temporary workers) after work experience in Japan
- Dekassegui: relatos de identidade a partir da experiência de trabalho no Japão
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas