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O Asilo de Órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931) (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: VIEIRA, MARINA TUCUNDUVA BITTENCOURT PORTO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: CULTURA ESCOLAR; INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS; ORFANATOS; ORFÃOS; CIDADES; ASSISTÊNCIA AO MENOR; HISTÓRIA
  • Palavras-chave do autor: asilo; children out of favor; cidade; city; crianças desvalidas; cultura escolar; forma escolar; Home; Santos; Santos; school culture; school way
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesse trabalho trago a relação entre uma instituição, o Asilo de Órfãos de Santos, criado em 1889 quando as epidemias matavam muitos habitantes deixando crianças órfãs, e a cidade. A representação que se tinha então era de que a função do asilo era proteger essas meninas e meninos e tirá-los das ruas. A cidade se organizava em função do porto, escolhido para escoamento do café da Província de São Paulo, e era preciso disciplinar seus espaços. A construção de um cais acostável em substituição aos trapiches e a intervenção sanitária através da canalização de rios e da construção de canais transformaram Santos em seu aspecto sanitário, urbano e econômico. O capitalismo mudou as relações de trabalho e, ao mesmo tempo em que algumas pessoas ganharam muito dinheiro, outras conheceram a miséria. Dentro desse quadro, esta tese, que se insere na área de História e Historiografia da Educação, buscou conhecer alguns aspectos da cultura escolar do Asilo de Órfãos, entre 1908 e 1931. Verificou-se que o projeto de educação implantado em 1908 veio imbuído de nova representação sobre a função do asilo. Este deveria continuar, sim, a recolher crianças, mas agora não era suficiente protegê-las, mas sim prepará-las para ocupar de forma civilizada a nova cidade. As mudanças começaram com a entrada de Victor de Lamare na direção da Associação Protetora da Infância Desvalida, responsável pela manutenção do asilo. Esse engenheiro fazia parte de uma rede de sociabilidade que atuava em outrasinstituições de ensino da cidade. Foram introduzidos no asilo dispositivos disciplinares para a formação do cidadão civilizado, além do ensino seriado, a formação cívica, a educação doméstica para as internas e a educação física. A principal fonte primária foram as atas dessa associação, encontradas na Casa de Criança de Santos, nome como é conhecido hoje o asilo. Verificou-se que a modernização da cidade implicou em uma nova forma de educação.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.03.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      VIEIRA, Marina Tucunduva Bittencourt Porto. O Asilo de Órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931). 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042012-135209/. Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Vieira, M. T. B. P. (2011). O Asilo de Órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042012-135209/
    • NLM

      Vieira MTBP. O Asilo de Órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931) [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042012-135209/
    • Vancouver

      Vieira MTBP. O Asilo de Órfãos de Santos na engrenagem da cidade (1908-1931) [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042012-135209/

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