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Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: BRITO, MARGARIDA LILIANE DE Sá - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Subjects: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; GEOGRAFIA (ENSINO); ASSENTAMENTO RURAL (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO PERMANENTE
  • Keywords: conhecimentos geográficos; continuing education; ensino-aprendizagem; escolarização de jovens e adultos assentados; formação continuada; schooling and adult settlers; spatial knowledge; teaching-learning
  • Language: Português
  • Abstract: A nossa pesquisa se insere no contexto da educação dos jovens e adultos assentados. Em que se objetivou analisar o impacto da escolarização destes jovens e adultos assentados de reforma agrária, o qual foi promovido pelo Educampo I Projeto integrado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Analisando de que forma estes jovens e adultos demonstraram o conhecimentos geográficos como saber popular e se a escolarização desenvolveu a percepção do território como lugar de vida. Apartir da metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 1º Segmento do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no âmbito educacional escolar. Foram pesquisadas seis turmas de seis comunidades do Projeto de Assentamento (PA) Vila Amazônia no município de Parintins-Amazonas-AM, no período de 2007 a 2010. Constataram-se, como resultados desta pesquisa, que o processo de escolarização; a formação continuada, inspirada nas idéias de Paulo Freire, propondo uma educação que considera os sujeitos e a sua realidade; o uso da coleção Viver, Aprender, como material didático nortearam a prática da sala de aula, proporcionado aos educandos aprendizagens que demonstraram por meio de atividades como mapas, maquetes, desenhos, linguagens interpretativas do lugar, os conhecimentos geográficos com base no censo comum, além da biografia dos educandos onde os relatos mostram as trajetórias de vida, a importância de continuar estudando e como percebem o territóriocomo espaço e lugar de vida. E, por fim, destacar a mudança de postura dos educadores e educandos, que a partir da escolarização elevaram a autoestima, e são reconhecidos como lideranças na comunidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.12.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      BRITO, Margarida Liliane de Sá. Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-17042012-122415/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Brito, M. L. de S. (2011). Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-17042012-122415/
    • NLM

      Brito ML de S. Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-17042012-122415/
    • Vancouver

      Brito ML de S. Processo de escolarização de jovens e adultos em áreas de assentamentos de Reforma Agrária na Amazônia na perspectiva do lugar: uma abordagem geográfica [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-17042012-122415/

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