Projeto de um sistema embarcado de predição de colisão e pedestres baseado em computação reconfigurável (2011)
- Authors:
- Autor USP: MARTINEZ, LEANDRO ANDRADE - ICMC
- Unidade: ICMC
- Sigla do Departamento: SSC
- Subjects: COMPUTAÇÃO RECONFIGURÁVEL; SISTEMAS EMBUTIDOS; CIRCUITOS FPGA
- Keywords: Circuitos FPGA; Circuits FPGA; Computação reconfigurável; Embedded systems; Reconfigurable computing; Sistemas embarcados
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho apresenta a construção de um sistema embarcado para detectar pedestres, utilizando computação reconfigurável com captura de imagens através de uma única câmera acoplada a um veículo que trafega em ambiente urbano. A principal motivação é a necessidade de reduzir o número vítimas causadas por acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Uma das causas está relacionada com a velocidade de resposta do cérebro humano para reconhecer situações de perigo e tomar decisões. Como resultando, há um interesse mundial de cientistas para elaborar soluções economicamente viáveis que venham a contribuir com inovações tecnológicas direcionadas a auxiliar motoristas na condução de veículos. A implementação em hardware deste sistema foi desenvolvida em FPGA e dividida em blocos interconectados. Primeiramente, no pré-tratamento do vídeo, foi construído um bloco para conversão de dados da câmera para escala de cinza, em seguida, um bloco simplificado para a estabilização vertical dinâmica de vídeo. Para a detecção foram construídos dois blocos, um para detecção binária de movimento e um bloco de detecção BLOB. Para fazer a classificação, foi construído um bloco para identificação do tamanho do objeto em movimento e fazendo a seleção pela proporcionalidade. Os testes em ambiente real deste sistema demonstraram ótimos resultados para uma velocidade máxima de 30 km/h
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2011
- Data da defesa: 02.12.2011
-
ABNT
MARTINEZ, Leandro Andrade. Projeto de um sistema embarcado de predição de colisão e pedestres baseado em computação reconfigurável. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022012-110356/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Martinez, L. A. (2011). Projeto de um sistema embarcado de predição de colisão e pedestres baseado em computação reconfigurável (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022012-110356/ -
NLM
Martinez LA. Projeto de um sistema embarcado de predição de colisão e pedestres baseado em computação reconfigurável [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022012-110356/ -
Vancouver
Martinez LA. Projeto de um sistema embarcado de predição de colisão e pedestres baseado em computação reconfigurável [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022012-110356/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas