Exportar registro bibliográfico

O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura escrita (2008)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, KARINA FERNANDES DA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL; CANTIGAS DE RODA; APRENDIZAGEM; LEITURA; ESCRITA
  • Language: Português
  • Abstract: Trata-se de uma pesquisa teórica, apoiada no pressuposto de que a entrada da criança na lingua acontece por meio de uma polifonia textual complexa e de que as cantigas de roda, parlendas, brincos, trava-língua, contos e outros textos lúdicos são importantes para auxiliar a entrada da criança na leitura e escrita porque trazem para a interação eu-outro uma dinâmica linguageira que complementa e amplia a fala coloquial entre adulto e criança. Enfocamos esse trabalho nos textos lúdicos, especialmente nas cantigas de roda, parlendas e contos, na tentativa de contribuir para o favorecimento de práiticas educativas que ampliem o grau de conhecimento da criança sobre a leitura e escrita. Para tanto, realizamos uma entrevista com os professores da pre-escola sobre esses generos textuais com o objetivo de levantar material para a pesquisa com as crianças e saber como são trabalhados esses textos em sala de aula. Em seguida, recolhemos trechos de fala das crianças de 4 e 5 anos entrevistadas, os quais foram transcritos e analisados nesse trabalho sob o enfoque teórico de Freud e Lacan, articulando argumentações sobre a função simbólica, o significante, a memoria e os processos metafóricos e metonímicos. Apoiamo-nos também nas argumentayoes de Lemos, Lier-De Vitto, Cavalcanti, Camara Cascudo, Bettelheim e Corrêa sobre esses gêneros textuais. Com isso, tentamos mostrar a importância dos textos lúdicos para o Ensino Infantil.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.03.2008

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Karina Fernandes da. O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura escrita. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Silva, K. F. da. (2008). O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura escrita (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva KF da. O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura escrita. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Silva KF da. O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura escrita. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024