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Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CARLIN, DANIELE SOARES - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENO
  • Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO;EDUCAÇÃO); ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; INTERAÇÃO INTERPESSOAL
  • Palavras-chave do autor: Interpersonal Interaction; Nursing; Nursing Education; Study and Teaching; Vocational Education
  • Idioma: Português
  • Resumo: As relações interpessoais são essenciais em todos os segmentos da vida humana. Nas escolas de enfermagem estas relações posicionam-se como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para sua formação profissional na área da saúde. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a percepção dos professores acerca da relação interpessoal professor-aluno no ensino profissional técnico em enfermagem. O cenário constituiu-se de uma Escola de ensino profissional técnico em enfermagem localizada no município de São Paulo. A coleta de dados realizou-se com grupo focal e empregou-se a análise de conteúdo. Os achados apontaram quatro categorias: Relacionamento interpessoal Professor-Aluno, Atitudes de Professores e Alunos, Perfis de Professores e Alunos e Compromisso com Aprendizagem. Os resultados mostraram que os professores vivenciam a relação interpessoal professor-aluno, com atenção voltada para um aprofundamento na própria prática pedagógica, contudo nem sempre como um processo educativo pautado em princípios e valores. Também referem que são escassos os espaços para diálogos e reflexões acerca de questões relativas à qualidade da relação interpessoal entre professores e alunos. Os professores apontaram que muitas vezes o perfil do aluno não condiz como aquele que busca ser um profissional da saúde e reconheceram o impacto que o relacionamento interpessoal e suas atitudes têm na formação dos alunos do ensino técnico profissional em enfermagem.Conclui-se que a atitude do professor e sua influência no aprendizado atitudinal do aluno foi evidenciada nos achados repercutindo no futuro profissional, bem como os professores reconhecem que sua percepção na relação professor-aluno é pautada em posturas individuais e essencialmente subjetivas e de difícil reconhecimento no desenvolvimento do processo educativo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.12.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CARLIN, Daniele Soares. Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Carlin, D. S. (2011). Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/
    • NLM

      Carlin DS. Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/
    • Vancouver

      Carlin DS. Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/

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