Exportar registro bibliográfico

Extensão e formação política na incubadora tecnológica de coopertivas populares da Universidade de São Paulo (2008)

  • Authors:
  • Autor USP: BARBIERI, ESTELA MARIA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Subjects: EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO POLÍTICA; POLÍTICAS PÚBLICAS; ECONOMIA SOLIDÁRIA; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
  • Language: Português
  • Abstract: Pretendemos com este trabalho contribuir para a investigação do papel desempenhado hoje pela extensão universitária na formação de estudantes universitários. 0 objetivo deste trabalho foi o de compreender, a partir da perspectiva dos estudantes e ex-estudantes que participaram da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de Sao Paulo (ITCPUSP), a incubadora como projeto de extensão da USP e os significados, para esses estudantes, da formação por eles vivenciada. A extensão tomou-se um foco importante para as universidades públicas, de forma que suas atividades tem sido ampliadas nos últimos anos. 0 aumento e a diversificação das práticas corresponde também a uma grande ampliação da compreensão do conceito de extensão, que hoje na USP oscila entre dois extremos onde, de um lado, a extensão se revela como "serviço" ou "favor" a sociedade e, de outro, como uma "troca de saberes". Quando concebida do primeiro modo, a extensão tende a se voltar principalmente a adaptação dos sujeitos ao contexto social, pautada no entendimento de que o papel da universidade e promover e doar o conhecimento acadêmico. Já o segundo modo considera que o conhecimento pode ser construído conjuntamente com a comunidade, bucando trazer melhorias aos locais onde a universidade atua. Observou-se, no entanto que, apesar de haver mais de uma forma de entendimento sobre "0 que e a extensao universitaria", há um discurso privilegiado que traz significados importantes na relação da USP com as comunidades afetadas pelos projetos.Daí a importância de se estudar o caso da lncubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo, um projeto que se pretende distante da concepção de extensão defendida pelo discurso dominante, e que tem representado um programa importante para a universidade no que se refere as práiticas de extensão atual, pois se constitui como uma possibilidade significativa na formação dos estudantes pela relação que estabelecem com a sociedade, "além dos muros", e também com 'a comunidade universitária, "dentro dos muros".
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.03.2009

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BARBIERI, Estela Maria. Extensão e formação política na incubadora tecnológica de coopertivas populares da Universidade de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Barbieri, E. M. (2008). Extensão e formação política na incubadora tecnológica de coopertivas populares da Universidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Barbieri EM. Extensão e formação política na incubadora tecnológica de coopertivas populares da Universidade de São Paulo. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Barbieri EM. Extensão e formação política na incubadora tecnológica de coopertivas populares da Universidade de São Paulo. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024