Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí (2012)
- Autores:
- Autor USP: BATTAINI, VIVIAN - ECOLOGIA APLICADA
- Unidade: ECOLOGIA APLICADA
- Sigla do Departamento: LCB
- Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; EDUCOMUNICAÇÃO; BACIA HIDROGRÁFICA; ESCOLAS
- Palavras-chave do autor: Ambiente e sociedade
- Idioma: Português
- Resumo: A dissertação desenvolve, aplica e analisa uma metodologia participativa e dialógica para trabalhar a educação e a comunicação no contexto escolar. A prática pedagógica chamada oficina de educomunicação socioambiental na bacia hidrográfica do rio Corumbataí foi construída por meio de uma pesquisa baseada na metodologia da pesquisa-ação. As oficinas foram estruturadas com base em bibliografia referente à educação ambiental crítica, educomunicação socioambiental e documentos governamentais como Programa Nacional de Educação Ambiental e Parâmetros Curriculares Nacionais. As oficinas foram organizadas e oferecidas em quatro escolas públicas da bacia hidrográfica do rio Corumbataí, de forma que as técnicas empregadas fossem aperfeiçoadas em um processo contínuo de análise e reflexão para a melhoria das oficinas. A reflexão teve como parâmetros as vivências, os diários de campo, os materiais comunicativos produzidos nas oficinas, uma investigação diagnóstica da introdução da educação ambiental no contexto escolar e um levantamento sobre comunicação envolvendo os hábitos de uso da internet dos participantes das atividades. As oficinas foram uma alternativa para o desenvolvimento de temas transversais meio ambiente e temas locais no contexto escolar e estimularam a apropriação dos recursos das novas tecnologias e linguagens da comunicação como forma de exercício da cidadania. Entre as considerações finais destaca-se o potencial das intervenções para auxiliar a formação de cidadãoscríticos e atuantes no ambiente no qual estão inseridos e a contribuição da pesquisa-ação para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de Educação
- Imprenta:
- Local: Piracicaba
- Data de publicação: 2012
- Data da defesa: 06.02.2012
-
ABNT
BATTAINI, Vivian. Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14022012-171137/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Battaini, V. (2012). Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14022012-171137/ -
NLM
Battaini V. Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14022012-171137/ -
Vancouver
Battaini V. Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-14022012-171137/ - Educação ambiental e políticas públicas em Fernando de Noronha: a participação na construção de escolas e sociedades sustentáveis
- Coletivos educadores na construção de territórios sustentáveis: a experiência do coletivo educador Piracicauá
- Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências
- Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências [apresentação]
- Espaços educadores sustentáveis: a dimensão da cidadania incorporada a partir de processos educadores ambientalistas
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas