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Desempenho de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce em linguagem escrita, processamento fonológico e processamento auditivo (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: ZUANETTI, PATRÍCIA APARECIDA - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: ROO
  • Assuntos: NUTRIÇÃO DA CRIANÇA (DEFICIÊNCIA); TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; COGNIÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: A subnutrição quando presente em períodos críticos do crescimento e desenvolvimento encefálico, afeta gravemente a cognição, pois o encéfalo deixa de receber os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Essas alterações, mesmo com a reabilitação nutricional, são parcialmente irreversíveis. Sabe-se que crianças subnutridas precocemente apresentam dificuldades no desempenho escolar, mas ainda não há estudos a respeito das alterações em habilidades cognitivas necessárias a linguagem escrita. Objetivo: Investigar diferentes habilidades envolvidas na linguagem escrita em crianças, que foram diagnosticadas com subnutrição antes dos dois primeiros anos de vida. Método: 45 escolares (média de 8,3 anos - 21 meninas e 24 meninos) foram avaliados quanto ao desempenho escolar (TDE), consciência fonológica (CONFIAS), memória fonológica (ITPA e RPSS), limiares audiométricos e processamento auditivo (SSW). Foram formados 3 grupos: G1- crianças com histórico de subnutrição (histórico de subnutrição grave durante os dois primeiros anos de vida), G2a - crianças sem histórico de subnutrição e com dificuldades escolares e G2b crianças sem histórico de subnutrição e sem dificuldades escolares. Os resultados dos testes em escores de cada grupo foram pareados por idade e instituição de ensino e para inferência estatística, utilizou-se os testes Kruskal-Wallis, Manova com medidas repetidas, e o de Igualdade de proporções. Resultados: 80% do G1 apresentaram dificuldades escolares evidenciados pelo TDE com escores inferiores estatisticamente significativos em todas as tarefas, principalmente na escrita. Quanto à memória fonológica, observou-se efeito de grupo (G1, G2a e G2b) com melhor desempenho do G2b em relação aos demais e do G2a em relação ao G1 e efeito de extensão, ou seja, à medida que há aumento de silabas, os acertos diminuem nos três grupos sendo que o G1 repetiu sequênciasde apenas duas sílabas, contra três do G2a e quatro do G2b. O G1 apresentou escores significativamente inferiores também na prova de memória de dígitos e de consciência fonológica. Em relação à audição, apesar das crianças do G1 apresentarem audição dentro dos padrões de normalidade, observou-se limiares audiométricos significativamente rebaixados quando comparado aos demais grupos e curva audiométrica em "U" invertido (curva alterada). No processamento auditivo, 100% dos escolares do G1 foram diagnosticados com alterações em importante habilidades do processamento auditivo, contra 86% no G2a e 40% no G2b. A diferença estatística existiu entre G1/G2b e G2a/G2b. O tipo de alteração do processamento auditivo mais frequente, em todos os grupos, foi o tipo decodificação. Conclusões: Este estudo sugere que escolares que tiveram subnutrição no período critico do desenvolvimento cerebral, mesmo após recuperação nutricional apresentaram alterações cognitivas duradouras e importantes. Essas crianças possuem dificuldades escolares que merecem atenção e, as habilidades cognitivas que são parte da base para a aprendizagem da linguagem escrita (processamento fonológico e auditivo) foram altamente prejudicadas pela subnutrição
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.10.2011

  • Como citar
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    • ABNT

      ZUANETTI, Patrícia Aparecida. Desempenho de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce em linguagem escrita, processamento fonológico e processamento auditivo. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Zuanetti, P. A. (2011). Desempenho de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce em linguagem escrita, processamento fonológico e processamento auditivo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Zuanetti PA. Desempenho de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce em linguagem escrita, processamento fonológico e processamento auditivo. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Zuanetti PA. Desempenho de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce em linguagem escrita, processamento fonológico e processamento auditivo. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]


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