Implementação didática no ensino de anatomia e escultura dental (2011)
- Authors:
- USP affiliated authors: BUCHAIM, ROGÉRIO LEONE - FOB ; RODRIGUES, ANTONIO DE CASTRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: DIDÁTICA; ENSINO SUPERIOR; ANATOMIA; ESCULTURA DENTÁRIA
- Language: Português
- Abstract: Objetivos: A disciplina de Anatomia e Escultura Dental oferece ao aluno o conhecimento da anatomia dentária e o desenvolvimento da habilidade manual para a reprodução dos detalhes anatômicos que serão exigidos durante a prática clínica. Com isso, o objetivo desse trabalho foi o de estimular o ensino de Anatomia e Escultura Dental nos alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) por meio da confecção de colares de dentes que serão utilizados em aulas práticas. Métodos/Procedimentos: Os 30 exemplares de cada dente foram identificados, separados em grupos dentais e por notação dentária. Em seguida foram lavados em água corrente por 24 horas, mantidos em água oxigenada 10 volumes diluídos a 4% pelo mesmo período, lavados em água corrente por 12 horas e raspados com curetas. Após a secagem, removeu-se a cárie e aplicou-se o ataque ácido por 1 minuto. Lavouse em água e aplicou-se o adesivo em esmalte e dentina. Colocou-se a resina fotopolimerizável na cavidade, devolvendo a anatomia original do dente hígido. Realizou-se o acabamento com brocas e polimento com pasta diamantada. Para a montagem final dos 30 colares foi perfurada a raiz com broca e passado um fio de aço 1,0 mm pelo orifício criado e selado com resina acrílica. Resultados: (figuras) Conclusões: A metodologia de ensino proporciona integração de conteúdos e se enquadra nas atuais metodologias preconizadas pelas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Odontologia. Tal fato enquadra a disciplina nos seus conceitos, pois é interdepartamental e multidisciplinar, essencial para a conscientização dos alunos quanto às situações que serão encontradas na clínica odontológica.
- Imprenta:
- Publisher: Universidade de São Paulo
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2011
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
-
ABNT
COSTA, Milena Sierra Drumond da et al. Implementação didática no ensino de anatomia e escultura dental. 2011, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Costa, M. S. D. da, Buchaim, R. L., Stollai , M. G., & Rodrigues, A. de C. (2011). Implementação didática no ensino de anatomia e escultura dental. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Costa MSD da, Buchaim RL, Stollai MG, Rodrigues A de C. Implementação didática no ensino de anatomia e escultura dental. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Costa MSD da, Buchaim RL, Stollai MG, Rodrigues A de C. Implementação didática no ensino de anatomia e escultura dental. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Estudo anatômico das espinhas genianas em mandíbulas maceradas
- Vein graft with fat tissue/laser application in peripheral nerve regeneration
- Avaliação histológica e histométrica da utilização de enxerto xenogênico em ratos submetidos ao alcoolismo
- Multidisciplinary approach in the teaching of dental sculpture and anatomy
- A terapia por laser de baixa potência na regeneração do nervo facial em ratos: estudo morfológico e morfométrico
- Células satélites, fusos neuromusculares em músculos estriados de ratos desnervados
- Effect of low-level laser therapy (LLLT) on peripheral nerve regeneration using fibrin glue derived from snake venom
- Uso da laserterapia no reparo do nervo facial por meio de sutura ou adesivo de fibrina
- Regeneração nervosa periférica em ratos utilizando enxerto venoso normal e ao avesso com ou sem preenchimento de músculo esquelético
- Inside-out and standard vein grafts associated with platelet-rich plasma (PRP) in sciatic nerve repair: a histomorphometric study
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