Blog como ferramenta de educação em saúde (2011)
- Autores:
- Autor USP: LEITE, MARIA MADALENA JANUARIO - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: BLOGS; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Com o crescente avanço da tecnologia nos deparamos a todo o momento com métodos cada vez mais modernos de se transmitir informação e de se estabelecer comunicação, tornando possível dissolver as barreiras físicas e geográficas muitas vezes existentes entre os indivíduos. Novas tecnologias de rede surgiram para transmitir informações usando como meio de vinculação a internet, é o caso das redes sociais como Orkut, Facebook, Blogs e Microblogs. A ferramenta que exploramos neste trabalho é o Blog que de acordo com o dicionário inglês-português Michaelis significa: “diário virtual onde pessoas escrevem sobre suas experiências; conexões em ordem cronológica atualizadas em uma página da Internet contendo tópicos com observações pessoais dos usuários.” Existem diversos tipos e funções para os blog, como pessoais (baseado em experiências vividas e opiniões da pessoa), blogs corporativos e organizacionais (ferramenta de aproximação entre o cliente e a empresa e auto divulgação) e blog de gênero (trata de assuntos de grande conhecimento e interesse do usuário, com conteúdos variados que vão de contos, humor, política). Diante do exposto, tenho me questionado se há possibilidade de utilizar esta ferramenta para educação em saúde. O objetivo do trabalho consiste em criar uma proposta educacional fazendo uso de uma plataforma on-line, no caso um blog já existente, a fim de promover o aprendizado à distância sobre métodos anticoncepcionais voltado para a população adolescente usuários de uma unidade básica de saúde. Esta pesquisa é do tipo de produto, visa desenvolver objetos de aprendizagem para promoção da saúde, aberto a comunidade, instruindo e orientando sobre questões de saúde pública, podendo assim nos levar a uma validação da eficácia desse tipo de tecnologia agregado a educação em enfermagem. Como resultado final produziu-se uma aulainterativa que estaria pronta para ser disponibilizada online no blog da unidade básica de saúde para toda a população alvo
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP
-
ABNT
DIONÍZIO, Thamiris Galhardoni e LEITE, Maria Madalena Januario. Blog como ferramenta de educação em saúde. 2011, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Dionízio, T. G., & Leite, M. M. J. (2011). Blog como ferramenta de educação em saúde. In Resumos. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. -
NLM
Dionízio TG, Leite MMJ. Blog como ferramenta de educação em saúde. Resumos. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Dionízio TG, Leite MMJ. Blog como ferramenta de educação em saúde. Resumos. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] - Administracao de recursos materiais na enfermagem
- Estudo sobre programas de preparo da equipe de enfermagem: fases implementadas nos hospitais campo de pratica da ee usp
- Ensino da disciplina administração aplicada à enfermagem: compreensão das graduandas
- A educação continuada da equipe de enfermagem e os cuidados paliativos em oncologia
- Feridas em pacientes queimados: capacitação dos enfermeiros
- Editorial
- Concepção das alunas sobre o ensino da Disciplina Administração Aplicada à Enfermagem, no Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da USP
- Sentimentos dos enfermeiros no processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem de um Hospital Universitário
- Compreendendo o relacionamento interpessoal no cotidiano do trabalho: visão dos enfermeiros-chefe de um hospital de ensino
- O significado do termo desenvolvimento de pessoas na visão das enfermeiras de educação continuada
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas