A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem (2011)
- Authors:
- Autor USP: PERES, HELOISA HELENA CIQUETO - EE
- Unidade: EE
- Subjects: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); TECNOLOGIA EDUCACIONAL; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: As tecnologias de informação (TI) estão cada vez mais inseridas em todas as esferas e arranjos sociais, tornando-se importante instrumento de trabalho, inclusive nas áreas da educação e da saúde. No ensino em Enfermagem, apresenta-se como uma ferramenta valiosa na construção de objetos de aprendizagem (OA). O presente trabalho teve por objetivo identificar estudos nacionais relacionados à produção de OA utilizados no ensino de Enfermagem. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa e as buscas efetuadas nas bases de dados eletrônicas BIREME, LILACS, SCIELO, BDENF, PERIENF. Não foi estabelecido limite temporal para não reduzir a sensibilidade das buscas. Como resultados foram localizados, inicialmente, 767 estudos; após exclusão de repetições e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 28 publicações, editadas entre 2001 e 2010, denotando que a abordagem do tema ainda é muito recente (Continua)(Continuação) A totalidade, 28(100%) das produções era proveniente da região sul-sudeste, 24(85,7%) oriunda de instituições públicas e apenas 4(14,3%) de instituições privadas. Dos OA produzidos nos estudos, 16(57,1%) eram relacionados à produção de softwares, 12(42,9%) web sites e espaços virtuais aplicados nas áreas de cardiologia, gerenciamento em enfermagem, neonatologia, administração de medicamentos e centro cirúrgico. Os OA que se apresentavam disponíveis eram quase que exclusivamente via web 15(93,8%) e apenas 1(6,3%) em mídias portáteis, do tipo CD. Após análise dos resultados obtidos notou-se a real importância dos OA no ensino em Enfermagem, observando sua ampla possibilidade de adaptação e utilização. Em razão do assunto ser relativamente recente, é mister o incentivo em novas pesquisas sobre o tema, salientando inclusive à necessidade de universalização conceitual e caracterização do OA, em razão dos diferentes conceitos encontrados em vários estudos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP
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ABNT
CALIL, Fabrícil Canova e PERES, Heloisa Helena Ciqueto e TOBASE, Lucia. A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem. 2011, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/26f8ee6e-b650-4287-946a-03a539b6786b/PERES%2C%20H%20H%20C%20doc%2055.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Calil, F. C., Peres, H. H. C., & Tobase, L. (2011). A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem. In Resumos. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/26f8ee6e-b650-4287-946a-03a539b6786b/PERES%2C%20H%20H%20C%20doc%2055.pdf -
NLM
Calil FC, Peres HHC, Tobase L. A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/26f8ee6e-b650-4287-946a-03a539b6786b/PERES%2C%20H%20H%20C%20doc%2055.pdf -
Vancouver
Calil FC, Peres HHC, Tobase L. A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/26f8ee6e-b650-4287-946a-03a539b6786b/PERES%2C%20H%20H%20C%20doc%2055.pdf - Estudo exploratório: avaliação e classificação dos "sites" de hospitais gerais do estado de São Paulo
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Tipo | Nome | Link | |
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PERES, H H C doc 55.pdf | Direct link |
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