O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas (2011)
- Autores:
- Autor USP: TANI, GO - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.5007/1980-0037.2011v13n5p392
- Assuntos: APRENDIZAGEM MOTORA; HABILIDADES MOTORAS
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura sobre a demonstração, uma importante fonte de informação no processo de aquisição de habilidades motoras, buscando apresentar o estado da arte, os principais desafios e algumas perspectivas de pesquisa. A demonstração tem sido investigada sob diferentes bases teóricas. A primeira delas é a teoria de aprendizagem social de Bandura, na qual foram apresentadas proposições acerca de como a informação observada é processada pelo aprendiz. As pesquisas mais recentes têm procurado elucidar a natureza da informação observada e se fundamentam em duas abordagens teóricas: a motora e a da ação. Os resultados de pesquisas com base na teoria de Bandura mostram que, no ato da aprendizagem por observação, as características do modelo, do aprendiz, da demonstração e da habilidade motora potencializam diferentemente os subprocessos relacionados à formação de referência da ação. Já os estudos que têm investigado a natureza da informação apresentam avanços em ambas as abordagens teóricas, porém em ritmo lento. Para que novos avanços ocorram, sugere-se um intercâmbio metodológico entre as abordagens e a realização de investigações em que o aprendiz tenha maior controle sobre a solicitação e o uso da demonstração
- Imprenta:
- Local: Florianopolis
- Data de publicação: 2011
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 5, p. 392-403, 2011
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TANI, Go et al. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 13, n. 5, p. 392-403, 2011Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p392. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Tani, G., Bruzi, A. T., Bastos, F. H., & Chiviacowsky, S. (2011). O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 13( 5), 392-403. doi:10.5007/1980-0037.2011v13n5p392 -
NLM
Tani G, Bruzi AT, Bastos FH, Chiviacowsky S. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas [Internet]. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2011 ; 13( 5): 392-403.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p392 -
Vancouver
Tani G, Bruzi AT, Bastos FH, Chiviacowsky S. O estudo da demonstração em aprendizagem motora: estado da arte, desafios e perspectivas [Internet]. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2011 ; 13( 5): 392-403.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n5p392 - Tempo de movimento e aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Tempo de reação e a aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Tempo de movimento e aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Bacharelado em esporte: conhecimento e especificidade
- A formação do pesquisador em educação física
- Processo adaptativo em aprendizagem motora
- Aspectos básicos do esporte e a educação motora
- Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança
- Algumas reflexões sobre o bacharelado em educação física
- Dicotomia teoria-pratica na preparacao profissional em educacao fisica
Informações sobre o DOI: 10.5007/1980-0037.2011v13n5p392 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas