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Cognição e comportamento de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer: comparações e preditores (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CORREIA, SABRINA KERR BULLAMAH - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO; DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; COMPORTAMENTO
  • Palavras-chave do autor: crianças em idade escolar; fatores de risco; behavior; cognitive development; newborn of low birth weight; risk factors; school-age children
  • Idioma: Português
  • Resumo: Sob a perspectiva da psicopatologia do desenvolvimento, o baixo peso ao nascer tem sido considerado condição adversa ao desenvolvimento infantil, influenciando a saúde mental e as tarefas desenvolvimentais típicas, que para crianças em idade escolar abrangem o desempenho cognitivo e comportamental. Os efeitos para o desenvolvimento do nascimento com baixo peso têm sido amplamente estudados, contudo, no Brasil, tais estudos são escassos, especialmente focalizando coortes. Objetivou-se: a) caracterizar e comparar os desempenhos cognitivo e comportamental de uma coorte de crianças em idade escolar, estratificada em grupos com base em três critérios relativos ao peso ao nascer, a saber: 1° ) em dois grupos de peso ao nascer (GBP- grupo de baixo peso e GPN- grupo de peso normal); 2° ) em cinco grupos de peso ao nascer (MBP- muito baixo peso, BP- baixo peso, PI- peso insuficiente, PN- peso normal e MAP- muito alto peso); e 3° ) em três grupos de adequação do peso ao nascer à idade gestacional (PIG- pequeno para a idade gestacional, AIG- adequado para a idade gestacional e GIG- grande para a idade gestacional); e b) identificar possíveis variáveis preditoras para os desempenhos cognitivo e comportamental, baseado em variáveis biológicas, clínicas e socioeconômicas. Foram avaliadas, aos 10/11 anos, 677 crianças, de ambos os sexos, nascidas em Ribeirão Preto-SP. Procedeu-se à avaliação cognitiva das crianças, por meio do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, e à avaliação comportamental, por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) respondido pelos pais. As informações socioeconômicas das famílias e clínicas das crianças foram obtidas por meio de Questionário Complementar. Os dados foram codificados de acordo com as proposições dos instrumentos e analisados por procedimentos estatísticos. Em relação ao desempenho cognitivo, avaliado pelo Raven, apenaso grupo PIG apresentou déficits cognitivos em comparação aos grupos AIG e GIG. Com relação ao desempenho comportamental, avaliado pelo SDQ, observaram-se as seguintes diferenças significativas: a) GBP apresentou mais dificuldades nas escalas de sintomas emocionais e hiperatividade em comparação ao GPN; b) o grupo de BP apresentou mais dificuldades na escala de sintomas emocionais em comparação aos grupos de MBP, PI, PN e MAP; c) o grupo de MBP apresentou escore maior de hiperatividade nas comparações com BP, PI, PN e MAP; d) o grupo PIG apresentou significativamente mais dificuldades no escore total e na escala de sintomas emocionais que os grupos AIG e GIG. Verificou-se na análise de predição que as variáveis nível socioeconômico e escolaridade da mãe influenciaram os desempenhos cognitivo e comportamental, e que a idade gestacional e gênero das crianças influenciaram, respectivamente, os desempenhos cognitivo e comportamental. Conclui-se que a estratificação dos grupos de peso ao nascer por três critérios permitiu a identificação de dificuldades mais específicas quanto aos desempenhos cognitivo e comportamental, especialmente quando da combinação da adequação do peso ao nascer à idade gestacional, ampliando a compreensão sobre o impacto do baixo peso ao nascer em associação às condições biológicas, clínicas e socioeconômicas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.08.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CORREIA, Sabrina Kerr Bullamah. Cognição e comportamento de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer: comparações e preditores. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-144741/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Correia, S. K. B. (2011). Cognição e comportamento de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer: comparações e preditores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-144741/
    • NLM

      Correia SKB. Cognição e comportamento de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer: comparações e preditores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-144741/
    • Vancouver

      Correia SKB. Cognição e comportamento de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer: comparações e preditores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-144741/

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