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Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: FERREIRA, KARINA - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Assuntos: CRIANÇAS; AUDIÇÃO; ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; PERCEPÇÃO DA FALA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Vários foram os testes clínicos desenvolvidos para a avaliação da percepção dos sons da fala em crianças devido à necessidade de se estudar com precisão quais são as habilidades auditivas que elas desenvolvem a partir do uso dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) e/ou do implante coclear (IC). Esses procedimentos oferecem medidas padronizadas do desenvolvimento da criança, permitindo analisar sua evolução, a comparação entre grupos e avaliar o programa de habilitação ou reabilitação auditiva. Entretanto, poucos destes testes estão disponíveis em português. Na área da audiologia, alguns destes instrumentos já traduzidos, adaptados e validados à língua portuguesa têm sido utilizados nos protocolos de atendimento de serviços públicos de saúde auditiva, credenciados pelo Ministério da Saúde e também em serviços privados. Dentre os instrumentos disponíveis, poucos são os que avaliam todas as habilidades auditivas, o que dificulta o acompanhamento das aquisições da criança. O inventário Functional Auditory Performance Indicators (FAPI), recomendado pela Speech-Language-Hearing Association (ASHA) para avaliação audiológica das habilidades auditivas em crianças com deficiência auditiva está disponível no português brasileiro (FAPI Brasileiro), sendo necessária a sua validação e outras investigações quanto a sua confiabilidade. Este trabalho teve como objetivo validar o FAPI Brasileiro quanto a sua reprodutibilidade e aplicá-lo em crianças ouvintes gerando a pontuação esperada para cada faixa etária desde o nascimento até os cinco anos de idade. Foi realizada a revisão referente à sua tradução por meio da análise de estudos sobre cada habilidade auditiva proposta pelo FAPI e um aprimoramento formal, junto à autora na Universidade do Colorado, o que levou a uma atualização do inventárioO FAPI Brasileiro foi aplicado em trinta crianças audiologicamente dentro dos padrões de normalidade e os valores obtidos foram analisados estatisticamente. O trabalho teve como principais resultados a versão revisada, atualizada e validada do FAPI Brasileiro e a elaboração do seu manual de aplicação que foi importante para sistematizar a aplicação por diferentes avaliadores. Concluiu-se que o FAPI Brasileiro apresentou alto nível de reprodutibilidade e de correlação estatística entre o desenvolvimento das habilidades auditas com a idade e foi validado, possibilitando seu uso por diferentes avaliadores e em diferentes populações
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      FERREIRA, Karina. Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-10102011-145920/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Ferreira, K. (2011). Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-10102011-145920/
    • NLM

      Ferreira K. Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-10102011-145920/
    • Vancouver

      Ferreira K. Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-10102011-145920/


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