Exportar registro bibliográfico

SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: VENANCIO, VALKIRIA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PSI
  • Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • Language: Português
  • Abstract: O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.06.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VENANCIO, Valkiria. SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Venancio, V. (2011). SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/
    • NLM

      Venancio V. SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/
    • Vancouver

      Venancio V. SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024