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Ação educativa na Atenção Básica à Saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: REZENDE, ANA MARIA BARTELS - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • DOI: 10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÀRIA À SAÙDE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; DIABETES MELLITUS (PREVENÇÃO E CONTROLE); HIPERTENSÃO (PREVENÇÃO E CONTROLE); PACIENTES AMBULATORIAIS (PERCEPÇÃO); CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; PESQUISA QUALITATIVA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: As ações educativas são práticas inerentes ao projeto assistencial de saúde em todos os níveis de atenção, na perspectiva de empoderamento e emancipação das pessoas para atuar nos aspectos fundamentais de sua vida, como a alimentação. O diabetes mellitus e a hipertensão arterial estão entre os fatores de risco modificáveis para as doenças cardiovasculares, cujo controle associado a mudanças de estilo de vida pode ser estimulado no âmbito da Atenção Básica à Saúde, minimizando a morbimortalidade por essas doenças e o seu impacto na saúde pública. Objetivo: Analisar o processo educativo com ênfase na educação alimentar e nutricional para pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial no âmbito da Atenção Básica à Saúde. Métodos: Estudo analítico-descritivo de natureza qualitativa, realizado entre profissionais de saúde e pessoas com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial acompanhadas em Unidade de Estratégia de Saúde da Família do município de Vitória- ES. Procedeu-se a coleta de depoimentos por meio de entrevistas semiestruturadas. Aplicou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise das percepções sobre os espaços, os sujeitos, os resultados e os desafios das ações educativas na promoção de práticas de vida e alimentares adequadas. As ideias centrais destacadas no material discursivo foram utilizadas como substrato para a qualificação dessas ações, num processo compartilhado com os profissionais de saúde,em que se empregou a técnica dos grupos focais. Resultados: Foram entrevistados 27 profissionais, entre médicos, enfermeiros, orientador físico, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, bem como 22 usuários-pacientes. Na percepção dos profissionais de saúde, os grupos constituem o espaço mais eficaz para a prática educativa. Porém, a preferência do usuário é pela ação individualizada e medicocentrada que ocorre nas consultas. A visão mais frequente sobre os resultados das ações educativas foi que estas contribuem para mudanças apenas para parte das pessoas assistidas, sendo a rebeldia do paciente e os fatores de insegurança alimentar e nutricional relacionados ao acesso aos alimentos, à baixa escolaridade e ao envelhecimento dependente da população, destacados como dificuldades concretas para mudança das práticas alimentares. Quanto aos desafios atribuídos à estrutura e aos resultados do processo educativo, a percepção foi que este não está suficientemente sedimentado entre os profissionais de saúde, que persistem com práticas normativo-prescritivas em suas condutas, o que dificulta o seguimento do plano terapêutico. No discurso dos usuários, evidenciaram-se, como maior dificuldade para a adesão ao tratamento e à mudança de hábitos alimentares, as prescrições restritivas ou proibitivas. O processo de qualificação das práticas educativas apontou a necessidade de fortalecimento das ações educativas na prática assistencial; instituição de mecanismos de avaliação dos seus impactos;centralidade do sujeito no planejamento das ações e na definição do plano terapêutico; garantia da interdisciplinaridade e integralidade das ações; valorização do planejamento e da organização do trabalho educativo; capacitação permanente da equipe de saúde. Conclusões: Ações educativas para capacitação das pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial, no âmbito da Atenção Básica à Sáude, estão ainda estruturadas no modelo assistencial hegemônico, de abordagem predominantemente higienista, que culpabiliza as pessoas por seus problemas de saúde e que desconsidera a participação da comunidade nos processos educativos a ela dirigidos. A Estratégia de Saúde da Família se coloca como campo potencialmente fértil para a qualificação e reorientação das práticas educativas em saúde, o que se recomenda seja feito à luz das diretrizes das Políticas Públicas de Atenção Básica e de Promoção da Saúde.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.06.2011
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
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    • ABNT

      REZENDE, Ana Maria Bartels. Ação educativa na Atenção Básica à Saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Rezende, A. M. B. (2011). Ação educativa na Atenção Básica à Saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835
    • NLM

      Rezende AMB. Ação educativa na Atenção Básica à Saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835
    • Vancouver

      Rezende AMB. Ação educativa na Atenção Básica à Saúde de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão arterial: avaliação e qualificação de estratégias com ênfase na educação nutricional [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-27072011-041835

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