Constelações do livro: fisiognomia e experiências de leitura (2011)
- Authors:
- Autor USP: DADICO, LUCIANA - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: LIVROS; LEITURA; TEORIA CRÍTICA; LINGUAGEM ESCRITA; DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Language: Português
- Abstract: Buscamos por meio deste trabalho compreender o modo como leitores leem livros no contexto brasileiro, em um momento que é apontado por alguns historiadores como terceira revolução da leitura. Os meios eletrônicos vêm ocupando espaço progressivamente maior como suporte para o texto escrito. Investigamos de que maneira o livro como meio institui certos modos de ler, a partir de suas características imanentes. Por outro lado, perguntamos se e como as experiências do leitor influenciam em sua leitura, participando nos modos como o texto é apreendido. Fazendo uso de um método fisiognômico, inspirado em estudos desenvolvidos por Theodor Adorno, identificamos as seguintes categorias do livro como meio: a) a ilusão de proximidade; b) a conservação temporal; c) a ubiquidade relativa; d) a semi-padronização; e e) a unidade portabilidade-fluidez. Ao longo da pesquisa, pudemos verificar que também a linguagem escrita concebida como meio contribui para a reificação da experiência de leitura, ao mesmo tempo em que favorece uma leitura conteudística. A parte empírica desta pesquisa incluiu entrevistas com dez leitores, que escolheram livros para ler e nos contaram a respeito de suas leituras. As entrevistas, semi-abertas, foram registradas com um gravador, e analisadas durante a elaboração deste trabalho. As imagens do livro e do texto que compareceram expressas pelos leitores ao descreverem suas experiências de leitura constituíram o material desta pesquisa. Ressaltando as imagens,dialéticas, percebidas pelos leitores no texto, foi possível evidenciar aspectos mais ou menos singulares das leituras realizadas, e que caracterizam a relação dos leitores com o livro e o texto. Expomos imagens do livro, do texto e da leitura, capazes de expressar alguns dos principais aspectos e contradições que caracterizam atualmente a leitura de livros e seus leitores, sublinhando que o ato de ler constitui um dos principais instrumentos para a formação e o desenvolvimento do sujeito nas sociedades contemporâneas
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.07.2011
-
ABNT
DADICO, Luciana. Constelações do livro: fisiognomia e experiências de leitura. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-103724/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Dadico, L. (2011). Constelações do livro: fisiognomia e experiências de leitura (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-103724/ -
NLM
Dadico L. Constelações do livro: fisiognomia e experiências de leitura [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-103724/ -
Vancouver
Dadico L. Constelações do livro: fisiognomia e experiências de leitura [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05102011-103724/ - A atuação do psicólogo em organizações não-governamentais na área da educação
- Resenha: A invenção da psicologia moderna
- Henri Piéron, Roberto Mange e a história da psicotécnica no Brasil: representações em disputa
- Distinções e relações entre bullying e preconceito em The authoritarian personality: alguns processos psicodinâmicos fronteiriços
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas