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Teste de atenção concentrada Toulouse-Pierón: atualização dos estudos de padronização, validade e precisão (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: ARAUJO, RENATA SILVA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: ATENÇÃO; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA; TESTES PSICOLÓGICOS
  • Language: Português
  • Abstract: O Teste Toulouse-Pierón foi um dos primeiros instrumentos de avaliação objetiva da atenção concentrada, dando origem a muitos outros, em vários países, incluindo o Brasil. O presente estudo teve como objetivo realizar uma nova padronização deste teste, com normas, estudos de precisão e validade e bibliografia atualizada, de modo a obter os requisitos mínimos necessários para sua aprovação pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), de acordo com a Resolução N º 002/2003 do CFP. Para o estabelecimento das normas os participantes foram 701 sujeitos voluntários, de ambos os sexos, com idade e escolaridade variável, residentes na cidade de São Paulo e Osasco. A amostra foi constituída por alunos de cursos de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, cursos de nível Superior e Superior Tecnológico em faculdades públicas e particulares e de candidatos a processos seletivos para preenchimento de vagas de trabalho em empresas privadas. Deste modo, obteve-se uma amostra composta por três níveis de escolaridade, a saber, ensino fundamental, médio e superior. A precisão foi investigada por meio do reteste, tendo sido obtidos coeficientes significantes para a rapidez, qualidade e omissões, mas não para os erros. A validade simultânea foi investigada em relação aos testes AC e D2 e o Teste das Matrizes Progressivas de Raven Escala Avançada foi usado para verificar a relação entre a atenção e a inteligência. A Análise de Variância em função das variáveisfaixa etária, sexo e nível de escolaridade para a Rapidez do Toulouse-Pierón indicou diferenças nos resultados apenas para as duas últimas variáveis, sendo que a diferença entre os sexos somente ocorreu para amostra de nível superior. Foram estabelecidas as normas em percentis para a amostra global, por nível de escolaridade e por sexo para o nível Superior. Quanto à validade foram encontrados coeficientes estatisticamente significantes com os resultados do AC e do D2, confirmando a validade do Toulouse Pierón. A correlação do resultado de Rapidez com o Raven foi significante, mas baixa, uma vez que a atenção contribui para o desenvolvimento da inteligência, porém elas constituem duas capacidades independentes. Os resultados confirmam as qualidades psicométricas do Teste Toulouse-Pierón e indicam a necessidade ii do uso de tabelas diferenciadas em função do nível de escolaridade. Também ficou evidenciada a necessidade de estabelecer limite tempo de aplicação menor principalmente para o nível de escolaridade Superior
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.06.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ARAUJO, Renata Silva. Teste de atenção concentrada Toulouse-Pierón: atualização dos estudos de padronização, validade e precisão. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31082011-113915/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Araujo, R. S. (2011). Teste de atenção concentrada Toulouse-Pierón: atualização dos estudos de padronização, validade e precisão (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31082011-113915/
    • NLM

      Araujo RS. Teste de atenção concentrada Toulouse-Pierón: atualização dos estudos de padronização, validade e precisão [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31082011-113915/
    • Vancouver

      Araujo RS. Teste de atenção concentrada Toulouse-Pierón: atualização dos estudos de padronização, validade e precisão [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-31082011-113915/

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