Exportar registro bibliográfico

Avaliação da composição modal dinâmica do interior geostrófico dos oceanos (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: LAURINDO, LUCAS CARDOSO - IO
  • Unidade: IO
  • Sigla do Departamento: IOF
  • Subjects: ONDAS; ONDAS DE ROSSBY
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho avalia a importância relativa dos modos dinâmicos na composição da estrutura vertical do fluxo geostrófico e de suas anomalias em relação à média, com o objetivo de fornecer uma descrição das formas de estratificação predominantes na coluna de água e de identificar prováveis regiões de ocorrência de ondas de Rossby planetárias (OR) dos diversos modos dinâmicos. Raios de deformação internos são estimados para avaliar a possibilidade de interações não-lineares entre OR e as alterações da estratificação local forçadas por sua própria passagem. A análise proposta baseia-se em dados de densidade estimados a partir de perfis verticais de salinidade climatológicos aliados a perfis sintéticos de temperatura. Estes últimos são extrapolados verticalmente a partir de dados orbitais da temperatura da superfície do mar (TSM) e da anomalia da altura da superfície livre (h), segundo um método de reconstrução estatística desenvolvido para este estudo. O primeiro modo baroclínico é dominante tanto no fluxo total quanto em suas anomalias, respondendo em média por 30% da estrutura vertical de velocidade, sendo que este valor descresce aproximadamente por uma razão de três em modos superiores. O segundo modo é significativo ou mesmo dominante em algumas regiões, particularmente em latitudes próximas ao equador. O terceiro é evidente em algumas áreas localizadas, mas não assume papéis importantes em escala de bacia. O modo 0 responde por frações de 6 a 9%, mas é provável que estes resultados sejam subestimados pela metodologia aplicada. Anomalias verticais relacionadas ao primeiro modo coincidem com regiões onde OR longas do primeiro modo tem maior expressão, enquanto o segundo modo parece ser um marcador de OR curtas e ondas de instabilidade tropical. Fenômenos transientes associados ao terceiro (Continua)(Continuação) modo são observados em áreas restritas dos três oceanos. A magnitude das variações dos raios internos em resposta à fenômenos transientes em algumas regiões implicam em variações significativas na velocidade de fase teórica de OR longas lineares, um indício de que efeitos não-lineares podem ser importantes. Por fim, amplificações da importância do modo barotrópico sobre feições topográficas significativas sugere a existência de mecanismos de transferência de energia entre modos dinâmicos induzidas pela interação com a batimetria.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.04.2011

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LAURINDO, Lucas Cardoso. Avaliação da composição modal dinâmica do interior geostrófico dos oceanos. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, BSP, 2011. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Laurindo, L. C. (2011). Avaliação da composição modal dinâmica do interior geostrófico dos oceanos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, BSP.
    • NLM

      Laurindo LC. Avaliação da composição modal dinâmica do interior geostrófico dos oceanos. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Laurindo LC. Avaliação da composição modal dinâmica do interior geostrófico dos oceanos. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024