Exportar registro bibliográfico

Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: GONÇALVES, THAÍS DOS SANTOS - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Subjects: MATERIAL DIDÁTICO; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; CD-ROM; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Language: Português
  • Abstract: Os professores inseridos no ensino fundamental precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita, e, no entanto, é reduzido número de instituições que oferecem cursos para aprimorar esses conhecimentos em muitas áreas do país, havendo-se assim, uma grande necessidade de investimentos na formação continuada do professor, devido ao seu importante papel principalmente na fase inicial de alfabetização, identificando precocemente os Transtornos de Aprendizagem. Objetivo Geral: Elaborar um material educacional interativo para informar os professores de ensino fundamental, via auto-orientação, a distância, sobre os Transtornos de Aprendizagem, disponibilizado em CD-ROM. Objetivos Específicos: Realizar um levantamento sobre o conhecimento e interesses dos professores sobre o assunto; verificar a contribuição do material elaborado para a obtenção de competências esperadas e avaliar o CD-ROM quanto aos seus aspectos técnicos (apresentação, recursos de navegação, imagens, clareza do texto). Método: Um questionário foi idealizado e elaborado para focar o conhecimento dos professores, levantando-se os pontos relevantes em relação as suas dúvidas e interesses sobre o tema abordado. Este questionário foi submetido a 31 professoras do ensino fundamental, sendo que participaram 20 professoras da rede pública e 11 professoras da rede particular. Por meio das respostas fornecidas pelas professoras participantes, construiu-se o conteúdo teórico sobre o assunto, e uma equipe técnica foi contratada para confeccionar o CD-ROM. As competências esperadas e os aspectos técnicos do material interativo multimídia foram avaliados por duas professoras-chaves, por meio da aplicação de questionários específicos.(continua)(continuação) Resultados: Os professores apresentaram diversas necessidades em seu repertório conceitual no que diz respeito aos Transtornos de Aprendizagem, e, no entanto, este fato demonstra a necessidade de abordar estes conceitos na formação continuada desses profissionais. O CD-ROM Principais transtornos relacionados ao aprendizado da Leitura e Escrita: Manual Eletrônico para Professores foi elaborado de acordo com as dúvidas, sugestões e curiosidades das professoras, possibilitando o uso do CD-ROM (sendo este um material interativo com recursos multimídia) na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental. Os aspectos técnicos tiveram avaliação positiva. Conclusão: O material educacional desenvolvido atendeu aos objetivos propostos, e, desta forma, fornece ao professor as competências esperadas e, ainda, em perspectivas futuras, pode ser utilizado para a estruturação de fóruns, chats, cybertutor e blogs, para troca de experiências
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.04.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GONÇALVES, Thaís dos Santos. Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-102822/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Gonçalves, T. dos S. (2011). Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-102822/
    • NLM

      Gonçalves T dos S. Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-102822/
    • Vancouver

      Gonçalves T dos S. Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-23082011-102822/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024