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Avaliação das ações e da efetividade de projetos socioambientais: uma análise do Projeto Mogi-Guaçu (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: DORNELLES, CLÁUDIO TURENE ALMEIDA - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SHS
  • Assuntos: RECURSOS HÍDRICOS; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; IMPACTOS AMBIENTAIS (REDUÇÃO); PROJETO EDUCACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O Projeto Mogi-Guaçu - inserido no Programa Petrobrás Ambiental, além de possuir características socioambientais e uma abordagem multidisciplinar, teve a finalidade de desenvolver ações que promovessem a redução dos impactos ambientais em 18 municípios nos Estados de Minas Gerais e São Paulo auxiliando na mitigação dos conflitos pelos usos múltiplos da água e na proteção dos corpos d’água. O projeto envolveu mais de 20 mil pessoas e foi organizado em vários núcleos de ação, conforme as áreas de trabalho: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Saneamento Básico Rural, Agricultura, Vegetação, Piscicultura, Turismo, Transferência Tecnológica e Apoio à Sociedade Civil Organizada. Este trabalho buscou propor uma metodologia que avalie as ações, resultados e os reflexos decorrentes de um projeto socioambiental. A metodologia proposta abrange uma pesquisa bibliográfica, o reconhecimento da região e a aplicação de questionários e entrevistas em uma amostragem dos envolvidos no Projeto. Os resultados revelaram a grande importância do Projeto junto à comunidade local e 86,5% declararam estar satisfeitos com as atividades desenvolvidas. Entretanto, 72,7% consideraram seu período de realização muito curto e que 83,7% ressaltam a necessidade de continuidade. Este trabalho trouxe como principal contribuição a proposição de ferramentas que podem ser empregadas em avaliações contínuas no sentido de melhorar os projetos e programas socioambientais, para substanciar ações mais efetivas, com resultados que sirvam não somente como instrumento de controle dos financiadores, que às vezes os percebem como mera formalidade, mas possibilitando um redirecionamento dos processos de intervenção, cumprindo o estabelecido na Política Nacional de Educação Ambiental. Algumas universidadestem fomentado o desenvolvimento de pesquisas que têm favorecido e democratizado o conhecimento à população local por meio da extensão acadêmica. Portanto, fez-se necessário avaliar, continuamente durante sua execução, as ações desenvolvidas em diferentes projetos, analisando se a academia está desenvolvendo o importante papel da extensão universitária, com vistas a melhorar o contato da universidade com a sociedade na qual ela se insere
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.07.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      DORNELLES, Cláudio Turene Almeida. Avaliação das ações e da efetividade de projetos socioambientais: uma análise do Projeto Mogi-Guaçu. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13092011-085418/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Dornelles, C. T. A. (2011). Avaliação das ações e da efetividade de projetos socioambientais: uma análise do Projeto Mogi-Guaçu (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13092011-085418/
    • NLM

      Dornelles CTA. Avaliação das ações e da efetividade de projetos socioambientais: uma análise do Projeto Mogi-Guaçu [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13092011-085418/
    • Vancouver

      Dornelles CTA. Avaliação das ações e da efetividade de projetos socioambientais: uma análise do Projeto Mogi-Guaçu [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13092011-085418/

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