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Aplicabilidade do software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB
  • Unidade: FOB
  • Subjects: TRANSTORNOS DA AUDIÇÃO; DEFICIÊNCIA AUDITIVA; LINGUAGEM
  • Language: Português
  • Abstract: Introdução: Levando em conta a estreita relação entre a audição e a linguagem oral, acredita-se que qualquer alteração no sistema auditivo de uma criança pode afetar a qualidade de sua comunicação, um exemplo é a deficiência auditiva. Atualmente, diferentes dispositivos eletrônicos estão disponíveis visando auxiliar no desenvolvimento das habilidades auditivas dos deficientes auditivos. Contudo, além da escolha do dispositivo é fundamental a intervenção terapêutica com um fonoaudiólogo. Um dos métodos de habilitação ou reabilitação auditiva utilizado é o treinamento auditivo, dentre eles o treinamento auditivo computadorizado. Acreditando na efetividade do treinamento auditivo esta pesquisa tem como foco a aplicação do “Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA)”, que é uma ferramenta de auxílio aos fonoaudiólogos para o treinamento das habilidades auditivas por meio do computador. Objetivo: Verificar a aplicabilidade do SARDA em crianças com deficiência auditiva. Metodologia: A amostra foi formada por 17 crianças com deficiência auditiva, sendo 10 usuárias de Implante Coclear (IC) e sete usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Realizou-se este estudo em três etapas: 1) avaliação da percepção da fala no silêncio e no ruído; 2) estimulação por 30 minutos, duas vezes por semana, durante o tempo necessário para a criança finalizar os jogos disponíveis e; 3) reavaliação dos quesitos testados na primeira etapa. O teste utilizado para verificar o desempenho auditivo no silêncio e no ruído foi Hearing in Noise Test (HINT). Para a análise estatística foi utilizado o teste t de student para dados pareados. Resultados: As crianças necessitaram entre cinco e nove semanas para a finalização dos jogos. Notou-se que as crianças mais novas apresentaram maior dificuldade e necessitaram de mais tempopara a conclusão do treinamento. O grupo de crianças implantadas apresentou diferença estatisticamente significante entre as avaliações no silêncio e no ruído pré e pós estimulação, sendo a média do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio de 62,5 dB na avaliação e 55,28 dB na reavaliação e a média da relação sinal/ruído foi de 5,19 dB na avaliação e 1,34 dB na reavaliação. O grupo de crianças usuárias de AASI também apresentou significância estatística nas avaliações pré e pós, sendo a média do limiar de reconhecimento de sentenças no silêncio de 61,8 dB na avaliação e 55,27 dB na reavaliação e no ruído a relação sinal/ruído foi de 5,88 dB na avaliação e 2,42 dB na reavaliação. Ao analisar o desempenho das crianças em cada uma das estratégias que compõe o SARDA, as crianças apresentaram uma gradativa diminuição no tempo dispensando para a conclusão das etapas, bem como apresentaram maior dificuldade na execução das estratégias que envolviam sons não-verbais e menos dificuldade nas estratégias que apresentavam sons verbais. Conclusão: Pode-se concluir que o treinamento auditivo possibilitou a melhora da habilidade de percepção da fala no silêncio e no ruído das crianças com deficiência auditiva, sendo estatisticamente significante para os grupos de usuários de IC e AASI. Também, o treinamento auditivo computadorizado mostrou ser uma ferramenta que desperta a atenção das crianças para o treinamento das habilidades auditivas.
  • Imprenta:
  • Source:
    • Título do periódico: Anais
  • Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia

  • How to cite
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    • ABNT

      SILVA, Mariane Perin da et al. Aplicabilidade do software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. 2011, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Silva, M. P. da, Comerlatto Junior, A. A., Balen, S. A., & Bevilacqua, M. C. (2011). Aplicabilidade do software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Silva MP da, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. Aplicabilidade do software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Silva MP da, Comerlatto Junior AA, Balen SA, Bevilacqua MC. Aplicabilidade do software auxiliar na reabilitação de distúrbios auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]


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