Adoção de cuidados vocais na docência (2011)
- Authors:
- Autor USP: BRASOLOTTO, ALCIONE GHEDINI - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: EDUCAÇÃO VOCAL; PROFESSORES
- Language: Português
- Abstract: A adoção de cuidados com a saúde vocal contribui para a prevenção de disfonias entre os professores. O presente estudo visou identificar práticas benéficas e hábitos nocivos à voz, entre docentes de uma escola privada do município de Marília-SP. Participaram 11professores, idades entre 26 e 59 anos e tempo de docência entre 5 e 32 anos. Foi utilizado um protocolo desenvolvido por Ferreira et al. (2007), elaborado para conhecer as condições de produção vocal docente, englobando saúde, hábitos e cuidados na produção vocal. Questionados sobre cuidados, os professores indicaram poupar a voz na ausência dos alunos sempre (27,27%) e às vezes (18,18%); hidratação durante atividade profissional sempre (63,63%) e às vezes (36,36%). Evitam alimentos gordurosos (72,72%) e condimentados (72,72%). Apenas 1indivíduo referiu prática de atividade física freqüente. Em situação de alteração vocal, informaram como atitudes benéficas falar menos (18,18%), falar mais baixo (18,18%) e aumentar a ingestão de água (27,27%). Embora considerada uma atitude nociva à saúde vocal, um indivíduo relatou utilizar pastilhas em situação de disfonia. A duração do sono cursa com uma média de 6,73 horas, sendo a menor 5 horas (9,09%). A menor ingestão diária de água informada foi 2 copos. Algumas atitudes consideradas nocivas à voz também foram investigadas. Assim, o hábito de gritar às vezes foi indicado por 36,36% dos professores e o hábito de falar muito ocorre sempre (72,72%). Falar em lugar aberto foi indicado sempre (36,36%) e às vezes (54,54%). Três professores referiram tabagismo. Os dados obtidos mostraram que os professores estudados adotam algumas atitudes que contribuem para a saúde vocal, entretanto, observa-se a necessidade de serem orientados em relação a hábitos de higiene vocal, bem como sua adoção na vida diáriaEsses resultados apontam para a necessidade de ações que promovam a incorporação do fonoaudiólogo para acompanhamento desses profissionais nas escolas
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook"
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ABNT
PIRES, Iana Costa e BRASOLOTTO, Alcione Ghedini. Adoção de cuidados vocais na docência. 2011, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Pires, I. C., & Brasolotto, A. G. (2011). Adoção de cuidados vocais na docência. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Pires IC, Brasolotto AG. Adoção de cuidados vocais na docência. Anais. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Pires IC, Brasolotto AG. Adoção de cuidados vocais na docência. Anais. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Análise acustica da voz de professoras aposentadas
- Efeitos da hidratação da voz de um grupo de professores universitários
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