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A escola isolada à meia-luz (1891/1927) (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: REIS, ROSINETE MARIA DOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Subjects: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; CULTURA ESCOLAR; HISTORIOGRAFIA
  • Language: Português
  • Abstract: A presente tese se insere na Área de História e Historiografia da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição das Escolas Isoladas enquanto modalidade escolar no contexto Mato-Grossense no período de 1890-1928. Trata-se de rehistoricizar o objeto escola de (des) naturalizá-la, retratá-la em seus aspectos internos, definindo sua cultura e os processos que configuram a sua modelização e organização. A busca pela compreensão dos aspectos internos da escola isolada, ou seja, como se dava a construção social e cultural das instituições escolares, exigiu o entendimento daquilo que chamamos de cultura escolar. Na medida em que a cultura escolar se constitui numa apropriada ferramenta teórica para explorar o passado e o presente da escola na sua relação com a sociedade e a cultura, e permite explorar o jogo tenso das lutas e tensões que perpassam a escola e expressam as contradições sociais. Como instrumentos de pesquisa, utilizei de documentos oriundos de atividades funcionais e pedagógicas, como: Mensagens governamentais, Relatórios dos inspetores (diretores, após 1880) da instrução; e de Diretores dos Grupos Escolares, alguns números de Jornais, Livros de Matrículas, Ofícios, Circulares, Livros de Notas, Atas de Exames, Mapas de freqüência de alunos e professores, Provas e Exercícios Escolares, Regulamentos, Regimentos e Fotografias. Essas fontes além de oferecerem preciosas informações sobre o funcionamento da escola ainda permitiu-me visualizar asrepresentações dos profissionais envolvidos no processo, a forma pelas quais diretores, inspetores e autoridades do ensino interpretaram e cumpriram as determinações impostas pelas novas concepções pedagógicas. Nessa trilha a educação e a instrução da população estavam sendo amplamente discutidas e reafirmadas como essenciais, a fim de tornar o país, moderno e civilizado. Tais discursos tinham clara intenção em mostrar que, somente através da organização da instrução pública, seria possível elevar o país ao nível das nações civilizadas. Organizar a instrução era, segundo eles, romper com uma estrutura ineficaz, baseada em métodos ultrapassados e dispendiosos e, sobretudo, formar devidamente os professores. A partir de então, os Regulamentos e as Reformas da instrução pública teriam a finalidade de reordenar e restabelecer os critérios para a reorganização da instrução e também para o ingresso e a permanência dos professores no magistério primário. Propósito nosso foi demonstrar que se delineou nas escolas isoladas, a constituição e articulação de uma cultura e de uma forma escolar própria, caracterizada por dispositivos de normatização pedagógica e práticas dos agentes que se apropriaram deles, por meio de estratégias e táticas reveladoras de saberes socialmente acumulados permitindo reconstruir uma identidade escolar e difundir os seus valores e comportamentos específicos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.06.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      REIS, Rosinete Maria dos. A escola isolada à meia-luz (1891/1927). 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Reis, R. M. dos. (2011). A escola isolada à meia-luz (1891/1927) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/
    • NLM

      Reis RM dos. A escola isolada à meia-luz (1891/1927) [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/
    • Vancouver

      Reis RM dos. A escola isolada à meia-luz (1891/1927) [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/

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