Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva (2011)
- Authors:
- Autor USP: FERRARI, DEBORAH VIVIANE - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: QUESTIONÁRIOS; ÍNDICE DE STRESS PARENTAL; CRIANÇAS; DEFICIENTE AUDITIVO
- Language: Português
- Abstract: A paternidade é um processo estressante para muitas famílias e ter um filho com deficiência auditiva pode agravar o estresse. O Índice de Estresse Parental (PSI) é um instrumento utilizado para quantificar o estresse da relação pai-filho. Neste estudo foi realizada uma revisão sistemática para verificar os resultados da aplicação do PSI em pais de crianças deficientes auditivas. Os descritores (português e inglês) estresse, pais, relações pais-filho, surdez e deficiência auditiva foram combinados para buscas nas bases de dados Pubmed, Lilacs, Medline, ISI, ERIC, PsycInfo e Psicodoc. Artigos originais com resultados da aplicação do PSI em pais de crianças deficientes auditivas foram incluídos. As buscas resultaram em 306 referências, das quais 40 foram selecionadas. Foram excluídas as citações repetidas (n=24) e as que não se enquadravam nos critérios de inclusão (n=3). Cinco referências foram encontradas por busca manual. Dezoito artigos foram recuperados e classificados quanto ao tipo de estudo e grau de recomendação: ensaio clínico randomizado (n=1), estudos de coorte (n=3), estudos transversais descritivos (n=6) e estudos de caso controle (n=8). O PSI, principalmente em sua forma completa, vem sendo utilizado para analisar a percepção de pais quanto ao temperamento/personalidade de seus filhos, para avaliar programas para redução do estresse dos pais e avaliar o impacto dos resultados da triagem auditiva neonatal. Os estudos apontaram maior tendência ao estresse em pais de crianças deficientes auditivas quando comparados aos pais de crianças ouvintes, bem como a possibilidade de impacto na relação pais-filho, indicando a necessidade de intervenção junto aos pais, preferencialmente com redes de apoio socialA utilização do PSI em programas de audiologia pediátrica pode auxiliar os profissionais na maior compreensão da relação pais/filho e, por conseguinte, no oferecimento de suporte necessário. Além disto o PSI pode ser utilizado para uma avaliação mais abrangente dos resultados da intervenção
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook"
-
ABNT
AIELLO, Camila Piccini e FERRARI, Deborah Viviane. Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva. 2011, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Aiello, C. P., & Ferrari, D. V. (2011). Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Aiello CP, Ferrari DV. Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Aiello CP, Ferrari DV. Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Correlações audiométricas do Questionário de Handicap Auditivo para Adultos (HHIA): resultados parciais
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