Exportar registro bibliográfico

A trajetória escolar de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: CASTRO, LETÍCIA FONSECA REIS FERREIRA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: ADOÇÃO; APRENDIZAGEM; DISLEXIA; ESCOLAS; PROFESSORES; FAMÍLIA
  • Language: Português
  • Abstract: Alguns estudos apontam a adoção como um fator central para o surgimento de possíveis dificuldades no desenvolvimento de crianças, sendo o baixo desempenho escolar assinalado em diversos estudos como uma resposta às possíveis dificuldades enfrentadas com o processo adotivo ou com a adoção em si. Tais questões são debatidas por outros estudos também sobre adoção, que ao tratar do assunto expõem uma visão diferente a respeito da mesma temática e enfatizam que a adoção pode não ser, isoladamente, o fator responsável para o surgimento de dificuldades escolares. Desta forma, esta concepção amplia o foco do assunto para demais fatores, não considerando apenas a adoção como responsável pelo surgimento de dificuldades no âmbito escolar. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de analisar as percepções de pais e professores a respeito da trajetória escolar de crianças adotadas, investigando como eles compreendem a existência de possíveis sucessos e dificuldades escolares nestas crianças, buscando entender, especificamente, se para os participantes a adoção tem ou não influência na atuação escolar destas crianças. Para isto, entrevistamos doze professores do Ensino Fundamental (3° ao 7° ano) e quatro pais adotivos (um casal e duas mães), sobre a trajetória escolar de nove crianças adoradas, investigando como eles interpretam a temática da adoção e da aprendizagem, apontando suas perspectivas a respeito do tema da pesquisa. Para complementarmos nosso corpus de pesquisa, realizamos também observações do cotidiano escolar com o intuito de realizar um "mergulho" no ambiente em que as crianças e os professores estão ingeridos. A partir disso, foi possível realizar uma investigação que relacionou as diversas ordens de elementos presentes, em níveis micro e macro, compreendendo as situações sempre de forma articulada. De acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos daRede de Significações, a adoção deve ser entendida e analisada como uma situação em meio às outras vividas pela criança, retirando o foco de atenção da mesma e estendendo-o para um conjunto de fatores intervenientes, no qual a escola e a família são componentes essenciais. Sob a Ática da RedSig, para compreender esse processo, é preciso levar em conta não apenas os componentes individuais da criança, como a sua condição de filho biológico ou adotivo, mas os outros componentes da rede interacional no qual a criança faz parte. Assim o olhar dos participantes se mostrou voltado para as redes de relações estabelecidas em cada caso, apontando para características de cada situação como influência para aprendizagem. Ao falar de dificuldades e sucessos escolares a maioria dos professores atribuiu a "estrutura familiar" como possuindo influência direta na aprendizagem, já os pais focalizaram suas representações em questões particulares e individuais dos filhos. Deste modo, nossos resultados apontaram que as dificuldades escolares e os sucessos apresentados pelos adotivos, não foram diretamente relacionados à adoção, porém as vivências anteriores à adoção e o contexto familiar, da família adotante, foram citados com bastante freqüência
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.05.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CASTRO, Letícia Fonseca Reis Ferreira de. A trajetória escolar de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-163346/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Castro, L. F. R. F. de. (2011). A trajetória escolar de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-163346/
    • NLM

      Castro LFRF de. A trajetória escolar de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-163346/
    • Vancouver

      Castro LFRF de. A trajetória escolar de crianças adotadas: a perspectiva de pais e professores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-163346/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024