História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores (2011)
- Autores:
- Autor USP: KAPITANGO-A-SAMBA, KILWANGY KYA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DOCUMENTOS OFICIAIS; CIÊNCIA (ENSINO); FILOSOFIA DA CIÊNCIA; HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: A análise do distanciamento entre as orientações teóricas das instâncias decisórias (ID) sobre a inclusão da abordagem dos aspectos da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais (HFCECN) constitui o nosso objetivo de investigação, cujo problema foi identificar as ID e saber em que elas se distanciavam entre si em relação à HFCECN. Para tal, delimitamos o estudo de caso único qualitativo, tendo o Brasil como unidade caso sob o aspecto da HFCECN, cujas múltiplas unidades de análise foram as ID. Para coleta e análise de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com especialistas, a análise de conteúdo e a análise documental. Da investigação resultou a identificação de quatro ID em relação à HFCECN, das quais três foram analisadas e identificamos que elas apresentam desconexão/discrepância metodológica e epistemológica de perspectivas diferentes, portanto, a convergência entre as ID está longe de ocorrer na realidade material do sistema educacional, o que pode inviabilizar a efetiva HFCECN. Os regulamentos oficiais apontam para a contextualização externa (sociocultural) e as pesquisas parecem assumir a HFC como conteúdo no ensino de ciências naturais, porém, dos 72 trabalhos de pesquisa analisados, 34 apontam para contextualização interna; 16, criticidade; 9, motivação; 8, contextualização externa. Na formação docente, a maioria das disciplinas aponta para contextualização interna (7); as percepções dos docentes formadores apontam para instrumentaçãodidática e criticidade e uma abordagem da HFC enquanto perspectiva de reflexão crítica. As três ID constituem seus próprios cenários ontológico, político e decisório, formam uma constelação bicondicional com rupturas de sequência comunicativa e tomada de decisões. A realidade escolar não tem sido considerada enquanto instância decisória e nem consultada o suficiente para tomada de decisões e prescrições das três ID. Finalmente, apresentamos algumas reflexões e perspectivas propositivas sobre o tema
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.06.2011
-
ABNT
KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya. História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-113936/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Kapitango-a-samba, K. K. (2011). História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-113936/ -
NLM
Kapitango-a-samba KK. História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-113936/ -
Vancouver
Kapitango-a-samba KK. História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-113936/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas