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A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: LEITE, CARLOS EDUARDO DAMIAN - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO (RECURSOS VISUAIS); CRIATIVIDADE; LINGUAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Na concepção docente, o virtual possui apenas uma face, reconhecível por meio do que é visto, elaborado e/ou modificado nas telas dos computadores e demais recursos digitais de tecnologia. Esta pesquisa teve como objeto a virtualidade em suas duas instâncias: a humana, que se faz presente nas projeções que integram o processo de imaginação e criação, em potência e ato; e a sua vertente nas novas tecnologias, em um ambiente digital, denominado virtual, por permitir a visualização e interação com as diversas possibilidades criativas do indivíduo. Teve como objetivos analisar a concepção contemporânea sobre o virtual, principalmente do ponto de vista docente, pesquisar sobre as duas formas pelas quais o virtual se faz presente nas realizações humanas e ,ainda, analisar, por meio de um estudo de caso, quais são as ideias que o professor possui em relação ao virtual e em seu uso em âmbito pedagógico. A hipótese deste trabalho se constitui na afirmação de que o virtual possui duas vertentes, ambas relevantes ao desenvolvimento humano a inerente às capacidades mentais do homem e a que se manifesta por meio das tecnologias digitais. Como metodologia de pesquisa, realizou-se um estudo de caso, com abordagens quantitativa e qualitativa, cujos propósitos foram pesquisar conceitos específicos sobre o tema e realizar uma análise sobre o ponto de vista docente para com o virtual, em um determinado contexto: a Escola Municipal Governador Mário Covas Júnior, em Ubatuba, cidade localizadano litoral norte de São Paulo. Foram utilizados na coleta de dados um questionário quantitativo, para sondagem do uso docente das novas tecnologias, e outro com questões abertas, para que fossem coletadas as concepções dos professores da instituição sobre o virtual nas atividades escolares. Constatou-se que a ênfase do professor ainda está voltada para a presença do virtual em sua segunda instância, a das novas tecnologias. Por meio de uma explanação, que constituiu a intervenção do pesquisador no estudo de caso, outras concepções do virtual foram transmitidas, concluindo-se que a partir destas, pode ser inicialmente estimulada a compreensão do professor para com a virtualidade humana
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      LEITE, Carlos Eduardo Damian. A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103150/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Leite, C. E. D. (2011). A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103150/
    • NLM

      Leite CED. A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103150/
    • Vancouver

      Leite CED. A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103150/

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