Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação (2011)
- Authors:
- Autor USP: BARREYRO, GLADYS BEATRIZ - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: ENSINO SUPERIOR (AVALIAÇÃO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho contém parte dos resultados da pesquisa interinstitucional intitulada Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996 que vem sendo desenvolvida por pesquisadores vinculados ao Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11 da ANPEd. A pesquisa faz parte do Projeto Integrado UNIVERSITAS/Br que objetiva investigar de maneira mais abrangente o fenômeno da expansão e avaliação da Educação Superior no Brasil pós 1996. A análise desenvolvida caracteriza o cenário global e local onde foram elaboradas as políticas de expansão da Educação Superior e as concepções de avaliação, nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) – 1995-2002 – e de Luiz Inácio Lula da Silva – 20032010. Conclui que o grande desafio que se coloca na atualidade é como assegurar um processo de avaliação permanente que garanta a associação do aumento de vagas no ensino superior à exigência de qualidade do ensino
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Inter-Ação
- ISSN: 0101-7136
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 36, n. 1, p. 81-99, jan./jun. 2011
-
ABNT
TAVARES, Maria das Graças Medeiros et al. Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação. Inter-Ação, v. 36, n. ja/ju 2011, p. 81-99, 2011Tradução . . Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/15029. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Tavares, M. das G. M., Meneghel, S. M., Robl, F., Barreyro, G. B., Rothen, J. C., & Sousa, J. V. de. (2011). Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação. Inter-Ação, 36( ja/ju 2011), 81-99. Recuperado de http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/15029 -
NLM
Tavares M das GM, Meneghel SM, Robl F, Barreyro GB, Rothen JC, Sousa JV de. Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação [Internet]. Inter-Ação. 2011 ; 36( ja/ju 2011): 81-99.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/15029 -
Vancouver
Tavares M das GM, Meneghel SM, Robl F, Barreyro GB, Rothen JC, Sousa JV de. Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB/96: desafios para a avaliação [Internet]. Inter-Ação. 2011 ; 36( ja/ju 2011): 81-99.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/15029 - O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado
- Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: "Provão II" ou a reedição de velhas práticas?
- Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas
- Mapa do ensino superior privado
- De exames, rankings e mídia
- Avaliação da educação superior, reforma do Estado e agências reguladoras nos governos FHC
- A relação expansão-avaliação da educação superior no período pós-LDB/1996
- Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula
- O espaço latino-americano e caribenho de educação superior (ENLACES): conjuntura regional
- Evaluación de la educación superior brasileña: el SINAES
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas