Exportar registro bibliográfico

Formação contínua de professores de ciências: motivações e dificuldades vividas num curso de formação contínua a distância (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: GARCIA, PAULO SÉRGIO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A formação contínua de professores de ciências permanece sendo alvo de debates e controvérsias, considerando o papel fundamental do professor em relação à qualidade do ensino e às reformas. A partir de 1996, com a última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, surgiu oficialmente a possibilidade das universidades públicas oferecem formação contínua a distância, ampliando seus papéis em relação à Educação e ao Ensino de Ciências. A presente pesquisa pretende fornecer elementos concretos para que essas instituições possam, por um lado, assumir esta formação a partir de experiências similares, em cursos gratuitos, construídos de forma simples, por outro, compreender sobre o perfil dos professores de ciências atraídos para essa formação; o que os atrai; o que contribui para manter seus interesses ao longo do curso, quais estratégias eles utilizam para lidar com as exigências do curso e quais as dificuldades enfrentadas. Foram coletados dados, utilizando entrevistas e questionários, junto a 75 participantes que realizaram o curso de formação contínua a distância Educação Nutricional: os rótulos dos alimentos nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental acontecido em 2007 e 2008. Os resultados analisados, qualitativamente e quantitativamente, mostraram que o curso atraiu professores de ciências de ambos os sexos, diferentes idades, formações, tempos de magistério e experiências em Educação a Distância (EAD). No entanto, ressalta-se a questão do curso ter atraído professoresadvindos de escolas públicas e, sobretudo, aqueles com sentimentos negativos em relação à docência e à formação a distância. Os dados mostraram também que esses profissionais foram atraídos por motivos pessoais, profissionais e de conveniência. Apesar de certo equilíbrio entre esses motivos, os profissionais apresentaram certo destaque. Dentre esses motivos se destacaram o tema, a relevância dos conteúdos para a vida profissional e pessoal e a flexibilidade de horários. Em relação à manutenção dos interesses dos cursistas ao longo da formação salienta-se o tema, a qualidade das aulas e, principalmente, a criação dos laços afetivos e a sintonia de interesses entre eles e o professor coordenador. Quanto aos problemas enfrentados destaca-se que cursistas mais velhos e com experiência na EAD tiveram menores dificuldades em relação aos conteúdos, na organização do tempo de estudos e na manutenção da autodisciplina. A partir desses dados, as universidades têm elementos concretos para construir novos espaços de formação contínua a distância, contribuindo para a formação dos professores e com a qualidade do Ensino de Ciências
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GARCIA, Paulo Sergio. Formação contínua de professores de ciências: motivações e dificuldades vividas num curso de formação contínua a distância. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-154743/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Garcia, P. S. (2011). Formação contínua de professores de ciências: motivações e dificuldades vividas num curso de formação contínua a distância (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-154743/
    • NLM

      Garcia PS. Formação contínua de professores de ciências: motivações e dificuldades vividas num curso de formação contínua a distância [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-154743/
    • Vancouver

      Garcia PS. Formação contínua de professores de ciências: motivações e dificuldades vividas num curso de formação contínua a distância [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-154743/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024