Exportar registro bibliográfico

Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação de professores em contexto universitário (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: CERCHIARI, CRISTIANA MELLO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: DEFICIÊNCIA VISUAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho parte das premissas de que existem alunos com deficiência visual que estudam línguas estrangeiras, da educação infantil ao ensino superior, e de que os docentes dessa área poderão ser expostos à presença desses alunos em qualquer etapa de sua trajetória profissional. Para demonstrar a veracidade de tais pressupostos, foram cotejados os trabalhos de quatro professores-pesquisadores de língua estrangeira vinculados a esses alunos, a saber: Ramos, 2000; Motta, 2004; Dias, 2008; e Magalhães, 2009. A análise dos relatos de pesquisa demonstrou que os professores de idiomas estrangeiros ingressam e atuam na profissão docente munidos de conhecimentos e competências insuficientes para identificar e trabalhar com tais discentes. Passamos, assim, a abordar os fatores que culminam em tal situação, iniciando pelas condições às quais os licenciandos de línguas estrangeiras estão submetidos durante sua formação acadêmica, e concluindo nossa pesquisa com uma entrevista episódica (FLICK, 2009) com um professor de língua estrangeira cuja biografia está há muito tempo vinculada a indivíduos com deficiência visual. Ao contrapor os relatos dos professores-pesquisadores à entrevista episódica, verificou-se que a presença de momentos formativos sobre deficiência visual durante a formação universitária, oportunidade em que os futuros professores dispõem de condições mais adequadas para a aquisição de conhecimentos sobre esse comprometimento sensorial, contribui para que osfuturos professores desenvolvam competências fundamentais para a identificação e gerenciamento da diversidade humana em sala de aula e para a efetiva utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos com potencial para beneficiar tais alunos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.05.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CERCHIARI, Cristiana Mello. Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação de professores em contexto universitário. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-153946/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Cerchiari, C. M. (2011). Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação de professores em contexto universitário (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-153946/
    • NLM

      Cerchiari CM. Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação de professores em contexto universitário [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-153946/
    • Vancouver

      Cerchiari CM. Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação de professores em contexto universitário [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-153946/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024