A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual (2011)
- Autores:
- Autor USP: CZESZAK, WANDERLUCY ANGELICA ALVES CORREA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; PESQUISA QUALITATIVA; MAPAS CONCEITUAIS; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: A vivência nas escolas ilustra complexos desafios e peculiaridades da apropriação das novas tecnologias pelos professores, dos problemas de infraestrutura e de formação. Compreendê-los a partir deste cenário e identificar as variáveis responsáveis pela sua transformação é compromisso das escolas, dos professores e da pesquisa. Este trabalho investiga interpretações de professores do ensino fundamental da rede municipal sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Descreve a situação de infraestrutura quanto ao uso dos recursos da web, o perfil de formação dos professores e identifica a compreensão que os mesmos têm sobre o fenômeno educativo. Nosso campo de atuação investigou 16 escolas municipais do litoral de Santa Catarina. Foram realizadas visitas, entrevistas, ofertas de cursos e preenchimento de formulários, levando-se em conta a localização geográfica, o espaço físico e as características dos professores quanto à sua formação e ao uso das tecnologias. Os mapas conceituais foram utilizados como estratégias para compreender os conhecimentos prévios dos professores. Eles revelaram-se como importante ferramenta de reflexão sobre suas próprias práticas pedagógicas, mostrando aspectos subliminares relacionados com a teoria e a prática em seu cotidiano escolar. O mapeamento conceitual também se mostrou eficaz para o entendimento das transformações da prática pedagógica na apropriação do uso das Tecnologias da Comunicação e de Informação (TIC) como apoio ao desempenho docente.Esta pesquisa inferiu que a construção dos saberes dos professores não pode depender exclusivamente da sua formação inicial. A possibilidade de reflexão sobre a própria prática torna-se campo fértil como diagnóstico para o aperfeiçoamento futuro das suas ações. Esta investigação contribuiu para a compreensão de que a efetividade de projetos com tecnologias requer a formação continuada do professor em serviço e espaços pedagógicos efetivos para intercâmbio das atividades e compartilhamento de estratégias, tais como os mapas conceituais, que possibilitam a compreensão e construção de uma didática como suporte e enriquecimentos das TIC nas ações pedagógicas
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.04.2011
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ABNT
CZESZAK, Wanderlucy Angelica Alves Correa. A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062011-091506/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Czeszak, W. A. A. C. (2011). A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062011-091506/ -
NLM
Czeszak WAAC. A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062011-091506/ -
Vancouver
Czeszak WAAC. A construção dos saberes dos professores e as contribuições do mapeamento conceitual [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062011-091506/
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