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Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: ALVES, RONALDO CARDOSO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO;FILOSOFIA;CULTURA); DIDÁTICA; PENSAMENTO (HISTÓRIA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: É possível aprender História com sentido para a Vida? Esta pesquisa, cujo objetivo é compreender em que medida o pensamento histórico de estudantes brasileiros e portugueses apresenta aspectos de uma consciência histórica pertinente para a reflexão acerca das demandas da cultura histórica contemporânea, pautou-se por essa indagação. Em outras palavras, procurou verificar como o ensino de História, nas escolas públicas de Brasil e Portugal, tem contribuído para o desenvolvimento de uma consciência histórica que possibilite a satisfação das carências de orientação temporal e constituição de identidade na sociedade atual. Para a consecução dessa meta coletou informações com o intuito de conhecer os diferentes perfis de caráter socioeconômico e cultural dos grupos pesquisados, além de narrativas discentes geradas pela interpretação de um fato histórico comum a Brasil e Portugal - a transferência da família real portuguesa (1808). Tal material empírico foi analisado com critérios quantitativos e qualitativos, balizados pela interpretação do repertório teóricoepistemológico composto por experiências de autores de diferentes áreas do conhecimento histórico como a Filosofia da História, a Didática da História e a Educação Histórica. Este percurso possibilitou a construção de uma tipologia de análise narrativa que permite verificar as tendências de constituição do sentido histórico à orientação temporal subsumidas a grupos pesquisados. Em outras palavras, o exercício meta-históricorealizado ao longo da pesquisa permitiu a elaboração de uma tipologia que indica qual ou quais tipos de consciência histórica são predominantes nos discursos de um grupo. Finalmente, discutir com os estudantes como os conceitos estruturadores do pensamento histórico atuam para construir conhecimento, mediado pela consciência histórica subsumida à argumentação, se constitui como a proposição desta pesquisa. Potencializar as ideias históricas através de princípios metodológicos que invistam no desenvolvimento da argumentação é função intransferível do ensino de História e, por isso, conceitos metahistóricos podem ser trabalhados nas aulas do ensino básico, paulatina e progressivamente, como meios pelos quais se articula o pensamento histórico. Dessa forma, a História mostrará como é área do conhecimento fundamental para a geração de reflexão e autorreflexão acerca das experiências humanas. Aprender História com sentido para a Vida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Alves, R. C. (2011). Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/
    • NLM

      Alves RC. Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/
    • Vancouver

      Alves RC. Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/

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