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Ícones urbanos na metrópole de São Paulo (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: SHIBAKI, VIVIANE VEIGA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Subjects: ÍCONE; GLOBALIZAÇÃO; COMUNICAÇÃO VISUAL; MEMÓRIA; GEOGRAFIA CULTURAL
  • Language: Português
  • Abstract: Ícones urbanos são elementos que compõem a paisagem de grandes metrópoles globais na forma de atributos que as tornam singulares e especiais no bojo de processos articuladores de fluxos socioeconômicos em que a simbologia se faz relevante na cultura visual. Diante da história de São Paulo, desde a pequena aglomeração, em 1554, até a primeira década do século XXI, em que fases marcadas se sucederam, nossos questionamentos se concentram na perspectiva pela qual os ícones urbanos são representativos para a produção da imagem da metrópole de São Paulo, por quê o uso da memória coletiva se constitui como um instrumento de legitimação e como os agentes hegemônicos de mercado se beneficiam desse processo excludente de elaboração das representações sociais do espaço urbano. A opção abrangente do período histórico analisado se deu em virtude de viabilizar o objetivo geral de analisar os ícones urbanos na história de São Paulo, considerando as representatividades históricas desde sua fundação, em 1554 até a primeira década do século XXI, sob a ótica da exclusão nas representações sociais, sobretudo em relação à memória coletiva, proporcionando a estruturação de uma cronologia em que ícones urbanos surgiram, se fixaram e até deixaram de existir, no movimento de expansão urbana de São Paulo. A pesquisa privilegiou, além das fontes bibliográficas, um rico material iconográfico, em que o cartão-postal foi o elemento principal. Além disso, entrevistas com representantes de órgãos públicose privados vinculados ao turismo, bem como de projetos de resgate da memória foram realizados para compreender os ícones urbanos na metrópole de São Paulo. No processo em que ícones urbanos podem ser considerados sínteses de espaços urbanos como grandes metrópoles globais, eles são dotados de funções de divulgar uma totalidade que, no caso de São Paulo, oculta outras facetas em que há discrepâncias sociais latentes, privilegiando espaços em que o poder hegemônico de mercado é dominante. Desta forma, o debate acerca dos ícones urbanos na metrópole de São Paulo traz instigantes reflexões sobre a fragmentação das relações sociais no espaço urbano e seus significados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.02.2011
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      SHIBAKI, Viviane Veiga. Ícones urbanos na metrópole de São Paulo. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06072011-085731/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Shibaki, V. V. (2011). Ícones urbanos na metrópole de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06072011-085731/
    • NLM

      Shibaki VV. Ícones urbanos na metrópole de São Paulo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06072011-085731/
    • Vancouver

      Shibaki VV. Ícones urbanos na metrópole de São Paulo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06072011-085731/


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