Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde (2011)
- Authors:
- Autor USP: ARAUJO, MONICA MARTINS TROVó DE - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENC
- Subjects: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; EQUIPE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE
- Language: Português
- Abstract: Este estudo objetivou conceber, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de capacitação em comunicação interpessoal em cuidados paliativos. O programa foi desenvolvido com base em referencial teórico de comunicação interpessoal em saúde, de processo de morrer e nos princípios e filosofia dos cuidados paliativos. Foi aplicado à 303 profissionais de saúde de distintas disciplinas, em 11 turmas, em 5 diferentes instituições, no período de agosto de 2008 a julho de 2009. Os conhecimentos e habilidades comunicacionais dos sujeitos foram avaliados antes e imediatamente após a capacitação por meio da aplicação de um instrumento de avaliação especialmente desenvolvido para este estudo. Um ano após a intervenção educacional, 32 sujeitos que haviam completado a capacitação foram entrevistados, com o intuito de avaliar se os conhecimentos e habilidades adquiridos/aprimorados eram mantidos com o transcorrer do tempo e aplicados na prática diária destes profissionais. As variáveis qualitativas foram trabalhadas por agrupamentos por semelhança e expressas segundo sua frequência, por número e porcentagem. Para a análise das variáveis quantitativas foram utilizadas médias e medianas para resumir as informações e desvios-padrão, mínimo e máximo, para indicar a variabilidade dos dados. Para realizar a comparação entre as médias dos sujeitos de diferentes turmas foram utilizados os teste não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, assumindo-se nível de significância de 5%. Osdiscursos dos sujeitos foram analisados de acordo com a metodologia de análise do conteúdo. Os dados evidenciaram a superficialidade do conhecimento teórico e das habilidades comunicacionais empíricas pré-capacitação. Após a intervenção educacional houve aprimoramento de conhecimentos e habilidades comunicacionais em cinco das sete dimensões avaliadas, evidenciado pela alta significância estatística (p-valor < 0,0001) na comparação dos escores pré e pós-capacitação. As estratégias comunicacionais mais valorizadas pelos profissionais na atenção paliativista foram o toque afetivo, a afirmação verbal de solicitude, a escuta ativa e a presença mais frequente. Os conhecimentos e habilidades adquiridos/ aprimorados mantiveram-se no decorrer de um ano, à medida que do discurso dos sujeitos após este período emergiram sete categorias que evidenciaram que o aprendizado maior que a capacitação lhes proporcionou foi a prática comunicacional reflexiva. Esta prática possibilitou aos sujeitos reflexão e auto-avaliação constantes, propiciando mudanças em suas atitudes comunicacionais no âmbito paliativista. Frente ás evidências de sua eficácia recomenda-se a adoção do programa para a capacitação de profissionais de saúde em formação e já atuantes, tanto em âmbito acadêmico quanto das instituições de saúde
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.02.2011
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ABNT
ARAUJO, Monica Martins Trovó de. Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-31052011-123633/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Araujo, M. M. T. de. (2011). Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-31052011-123633/ -
NLM
Araujo MMT de. Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-31052011-123633/ -
Vancouver
Araujo MMT de. Comunicação em cuidados paliativos: proposta educacional para profissionais de saúde [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-31052011-123633/
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