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Competências profissionais em Educação Física: relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: JABUR, MARCELO NOGUEIRA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; PERSONALIDADE; EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Keywords: Personality; Physical Education; Professional Competence
  • Language: Português
  • Abstract: O conhecimento dos fatores que tornam o profissional e em consequência, a empresa competentes, é essencial para que se escolham as alternativas mais adequadas para contratar e desenvolver os profissionais de acordo com os comportamentos desejados. O professor de Educação Física, antes um trabalhador pouco exigido com relação à postura e conhecimentos técnicos, é hoje, frequentemente, alvo de avaliações por parte dos gestores das academias e clubes esportivos, dos pares que desenvolvem funções semelhantes, de clientes que buscam fazer comparações para a escolha dos melhores profissionais e da sociedade que através da mídia tem acesso aos principais critérios no processo de definição da melhor academia e dos melhores professores para seu programa de exercícios físicos. O propósito desse estudo foi verificar relações entre os atributos de personalidade (e suas facetas) avaliados pelo inventário de personalidade fundamentado na Teoria dos Cinco Fatores (NEO Pl-R) e a competência profissional percebida pelos professores de Educação Física que atuam em academias de ginástica, no que ser refere aos componentes "conhecimento e habilidade". A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física (25 do sexo feminino e 39 do sexo masculino), com idade média de 30,3 anos (‘+ OU -' 5,8) atuantes nas áreas de ginástica, hidroginástica e musculação. Foram aplicados dois instrumentos; o primeiro para avaliação das competências profissionais percebidas (Nascimento,1999); e o segundo visando verificar atributos de personalidade dos professores através de um instrumento de auto-registro (NEO Pl-R). Para verificação da relação entre os fatores (e as facetas) de personalidade analisados e a competência profissional percebida pelos profissionais, foi aplicada a correlação de Pearson (p‘<OU =’0,05). Entre os fatores analisados, os resultados demonstraram correlação negativa significativa entreas competências (conhecimento e habilidade) e o fator “Amabilidade”. Quando analisadas as facetas, verificou-se correlação negativa significativa entre as "Habilidades Profissionais" e as facetas complacência e embaraço/constrangimento. Ainda com relação às facetas, foi verificada a correlação positiva significativa entre as “Habilidades Profissionais" e a Impulsividade. É importante destacar que o fato desse estudo se concentrar na competência profissional percebida, e não naquela aferida através de clientes e superiores, pode trazer algumas limitações na tentativa de relacionar os atributos de personalidade e a competência profissional. Em razão disso, torna-se fundamental que se desenvolvam variações desse estudo com o propósito de verificar a correlação dos mesmos fatores de personalidade analisados (Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade) e suas facetas, com a competência profissional avaliada por outros observadores da ação do profissional de Educação Física em academias de ginástica, como clientes, coordenadores e diretores
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.04.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      JABUR, Marcelo Nogueira. Competências profissionais em Educação Física: relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Jabur, M. N. (2011). Competências profissionais em Educação Física: relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/
    • NLM

      Jabur MN. Competências profissionais em Educação Física: relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/
    • Vancouver

      Jabur MN. Competências profissionais em Educação Física: relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/

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