A Física Moderna e Contemporânea na Formação do Professor (2011)
- Authors:
- Autor USP: KAWAMURA, MARIA REGINA DUBEUX - IF
- Unidade: IF
- Assunto: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Language: Inglês
- Abstract: A questão da inserção de temas de física moderna e contemporânea no ensino médio continua sendo objeto de preocupação nos desenvolvimentos da pesquisa em Ensino de Física. Mais recentemente, uma especial atenção vem sendo dada à formação de professores, para que possam vir a contemplar tais temas em suas práticas profissionais. Nos cursos de formação inicial (na licenciatura, mas também nos cursos de bacharelado), o conhecimento sobre esses temas é centrado nas disciplinas de física moderna e livros didáticos de ensino superior. Nesse caso, tanto abordagens como conteúdos parecem ter uma matriz comum, de forma razoavelmente homogênea, mas que nem sempre atendem aos objetivos formativos desejados para futuros professores do ensino médio. Em trabalho anterior (VALENTE, 2009), uma análise da física moderna presente nos livros didáticos para o ensino médio mostrou as limitações das abordagens atuais. Um caso particularmente importante dessa questão são os conhecimentos relacionados com a física nuclear, hoje quase ausentes da maior parte dos cursos superiores de Física. No entanto, e respondendo às atuais demandas sociais, esses seriam aspectos cuja presença nos currículos deveria ser central, uma vez que deles dependem inúmeras questões contemporâneas, tais como geração de energia, desenvolvimento e uso de armamentos ou usos de tecnologias na área de saúde, por exemplo. Diante dessas considerações, o objetivo proposto para esse trabalho é o de investigar de que forma os conhecimentos de física moderna, produzidos ao longo do século XX, passaram a constituir-se em disciplinas escolares, acompanhadas dos correspondentes manuais. Ou seja, trata-se de analisar a história recente da constituição da disciplina de física moderna no ensino superior, na perspectiva de como se instaurou uma determinada forma de seleção e organização do conhecimento,
- Imprenta:
- Publisher: Instituto de Física
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2011
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
-
ABNT
VALENTE, Ligia e KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. A Física Moderna e Contemporânea na Formação do Professor. 2011, Anais.. São Paulo: Instituto de Física, 2011. Disponível em: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Valente, L., & Kawamura, M. R. D. (2011). A Física Moderna e Contemporânea na Formação do Professor. In Resumos. São Paulo: Instituto de Física. Recuperado de http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
NLM
Valente L, Kawamura MRD. A Física Moderna e Contemporânea na Formação do Professor [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
Vancouver
Valente L, Kawamura MRD. A Física Moderna e Contemporânea na Formação do Professor [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf - Alfabetização científica: contribuições e contradições da rede virtual
- O senso comum sobre o conceito de desenvolvimento sustentável
- Pratícas de ensino de física para alunos surdos em escola com proposta bilíngue
- Pratícas de ensino de física para alunos surdos em escola com proposta bilíngue
- The role of scientific popularisation produced by scientists in teacher training
- Newton x mach: os principios da mecanica
- Laboratorio didatico no terceiro grau
- Laboratorio didatico no terceiro grau
- Ensino de fisica na decada de 30
- O ensino de física na graduação: bacharelado e licenciatura
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas