Astronomia nos Livros Didáticos de Ciências: um olhar para as atividades (2011)
- Autores:
- Autor USP: LEITE, CRISTINA - IF
- Unidade: IF
- Assunto: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Idioma: Inglês
- Resumo: Os livros didáticos desempenham um importante papel na educação, exercendo muitas vezes papel de curriculista (WUO, 1999) e única fonte de leitura dos alunos, podendo ser decisivo no processo para a qualidade do aprendizado (LAJOLO, 1996). Especificamente no campo da astronomia, é possível perceber a pequena preocupação dos pesquisadores nesta temática, dado número reduzido de publicações a respeito, se comparado com outras linhas de pesquisas da área (BRETONES e MEGID, 2003; CASTRO et al, 2009; IACHEL e NARDI, 2010; MEGID e TREVISAN, 2009). E, boa parte deles versa em torno dos erros contidos nestes materiais. Muitas destas pesquisas foram motivadas pelas próprias avaliações feitas pelo MEC por meio do PNLD em que as críticas, sobretudo aos livros de ciências, repercutiram tanto na academia quanto nos meios de comunicação em geral. Na tentativa de ampliar a discussão e as possibilidades de análise dos livros didáticos no tema da astronomia é que esta pesquisa está inserida. Nosso foco de pesquisa será para as atividades propostas nos livros, uma vez que estas podem exercer importante papel na construção das aulas pelos professores e nos mostram mais diretamente as estratégias de ensino veiculadas. Sob a perspectiva de uma educação problematizadora e dialógica (FREIRE, 1987) também exposta e, de certa maneira, proposta pelo PCN (Parâmetro Curricular Nacional) é que se fundamentará a análise das atividades, na tentativa de diferenciar os tipos de atividades e as competências gerais que elas podem ou não favorecer. Acreditamos que esta pesquisa pode nos dar importantes indícios da natureza das propostas didáticas relacionadas ao ensino de astronomia veiculadas pelos livros didáticos.
- Imprenta:
- Editora: Instituto de Física
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2011
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
-
ABNT
MATIAS, Luana e LEITE, Cristina. Astronomia nos Livros Didáticos de Ciências: um olhar para as atividades. 2011, Anais.. São Paulo: Instituto de Física, 2011. Disponível em: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Matias, L., & Leite, C. (2011). Astronomia nos Livros Didáticos de Ciências: um olhar para as atividades. In Resumos. São Paulo: Instituto de Física. Recuperado de http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
NLM
Matias L, Leite C. Astronomia nos Livros Didáticos de Ciências: um olhar para as atividades [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
Vancouver
Matias L, Leite C. Astronomia nos Livros Didáticos de Ciências: um olhar para as atividades [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf - Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia
- Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
- Leitura e ensino de física: considerações e possibilidades
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O caso ''plutão" e a natureza da ciência
- A física moderna nos livros didáticos recomendadopelo Colégio Pedro II no programa curricular de 1929
- Para quê ensinar e aprender física: como futuros professores de física respondem a essa questão?
- Astronomia na proposta curricular de ciências do estado de são paulo: uma análise da espacialidade
- Problematizando conceitos de astronomia: um proposta baseada nos três momentos pedagógicos
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas