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Custos dos fluxos de marketing: casos de empresas utilizando uma ferramenta de análise de captura de valor nos canais de distribuição (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: NEVES, MARCOS FAVA - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Assunto: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO (AVALIAÇÃO;CUSTOS;EFICIÊNCIA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Canais de distribuicao sao conjuntos de organizacoes interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou servico para uso ou consumo, onde desempenham fluxos de marketing como armazenagem, promocao, servico, negociacao, financiamento, risco, informacao, pedido e pagamento. Os participantes do canal, produtores, intermediarios e consumidores, arcam com custos ao desempenhar esses fluxos. O objetivo deste artigo e demonstrar a utilizacao de uma ferramenta de analise da captura de valor nos canais de distribuicao, com base nos fluxos de marketing. Tal ferramenta foi desenvolvida com base em levantamento bibliografico e estudo de alguns modelos, teorias e sistemas que consideram a execucao dos fluxos de marketing e agregacao de valor, fator determinante do nivel de servicos do canal. Essa ferramenta contempla as seguintes etapas: 1. ponderacao e pontuacao dos fluxos de marketing para o canal e a divisao das atividades entre os membros do canal; 2. levantamento de informacoes de custos e margens brutas dos membros de canal, para comparacao da participacao real nos lucros do canal com a partici pacao normativa; e 3. analise dos resultados e das implicacoes para gestao e planejamento dos canais de distribuicao. Realizaram-se os estudos de caso em duas empresas, uma no segmento alimentacao animal e outra no mercado de bens de consumo alimentares, com foco nos canais estruturados para atendimento a varejistas. Verificaram-se algumas vantagens e limitacoes da ferramenta de analise. Desse modo, apresenta-se como resultado um sistema de analise e avaliacao de canais que pode ser utilizado por qualquer empresa que utiliza canais convencionais de distribuicao, levando-se em consideracao a necessidade de ajuste ou adaptacao as especificidades da empresa ou do setor
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    • ABNT

      CONSOLI, Matheus Alberto e NEVES, Marcos Fava. Custos dos fluxos de marketing: casos de empresas utilizando uma ferramenta de análise de captura de valor nos canais de distribuição. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 77-103, 2007Tradução . . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Consoli, M. A., & Neves, M. F. (2007). Custos dos fluxos de marketing: casos de empresas utilizando uma ferramenta de análise de captura de valor nos canais de distribuição. Revista de Administração Mackenzie, 8( 3), 77-103.
    • NLM

      Consoli MA, Neves MF. Custos dos fluxos de marketing: casos de empresas utilizando uma ferramenta de análise de captura de valor nos canais de distribuição. Revista de Administração Mackenzie. 2007 ; 8( 3): 77-103.[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Consoli MA, Neves MF. Custos dos fluxos de marketing: casos de empresas utilizando uma ferramenta de análise de captura de valor nos canais de distribuição. Revista de Administração Mackenzie. 2007 ; 8( 3): 77-103.[citado 2024 abr. 24 ]


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