Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin (2009)
- Autores:
- Autor USP: MATIAS, ALBERTO BORGES - FEARP
- Unidade: FEARP
- Assunto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: Com a educação a distância, passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin, discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos outros posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Educação: Teoria e Prática
- ISSN: 1517-9869
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 32, p. 173-189, 2009
-
ABNT
COMIN, Fabio Scorsolini e INOCENTE, David Forli e MATIAS, Alberto Borges. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, p. 173-189, 2009Tradução . . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Comin, F. S., Inocente, D. F., & Matias, A. B. (2009). Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática, 19( 32), 173-189. -
NLM
Comin FS, Inocente DF, Matias AB. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática. 2009 ; 19( 32): 173-189.[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Comin FS, Inocente DF, Matias AB. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educação: Teoria e Prática. 2009 ; 19( 32): 173-189.[citado 2024 set. 19 ] - Concordata nao garante recuperacao . [Entrevista]
- Entenda a metodologia do raking: conheca os criterios da austin asis para definir as maiores e melhores empresas
- Desenvolvimento de um modelo integrado estratégico-financeiro para a adoção de tecnologias de manufatura avançada
- Resultado da atividade básica das empresas tem queda. [Depoimento]
- Risco de crédito bate recorde histórico. [Depoimento]
- Risco de crédito é o maior em 17 anos. [Depoimento]
- Fontes de receita mudaram com Real. [Depoimento]
- A adaptação econômica do sistema bancário ao Plano Brasil Novo
- De Ribeirão Preto para o mundo, a saída está na capacitação profissional. [Entrevista]
- Cresce a demanda e o spread permanece alto. [Depoimento]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas