Articulação ensino–serviço e Vigilância da Saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um Distrito Escola (2011)
- Autores:
- Autor USP: FRACOLLI, LISLAINE APARECIDA - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PESQUISA QUANTITATIVA
- Idioma: Português
- Resumo: Para ser colocada em prática a Vigilância da Saúde necessita que os trabalhadores de saúde estejam preparados para operacionalizá-la. O objetivo deste artigo é descrever a percepção de profissionais de saúde sobre as contribuições da articulação ensino–serviço para a implantação da Vigilância da Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Distrito de Saúde Escola Butantã, no município de São Paulo. Foram sujeitos da pesquisa médicos e enfermeiros que atuavam nas unidades de saúde da região. Os dados foram coletados mediante entrevistas e analisados segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados mostraram que, segundo os profissionais de saúde, a articulação ensino–serviço se efetiva pela supervisão dos alunos de graduação em Medicina e Enfermagem, no cotidiano das unidades de saúde. Para os profissionais de saúde, a contribuição da articulação ensino–serviço para a Vigilância da Saúde é pequena e se resume às atividades curriculares dos alunos. Falta um projeto político do município para a Vigilância da Saúde, e a academia poderia contribuir na sua elaboração. Conclui-se que, para a mudança das práticas assistenciais, é importante a construção em parceria, entre gestores, trabalhadores, docentes e alunos, de um projeto político-pedagógico
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2011
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Trabalho, Educação e Saúde
- ISSN: 1678-1007
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 1, p. 63-75, 2011
-
ABNT
PEREIRA, Juliana Guisardi e FRACOLLI, Lislaine Aparecida. Articulação ensino–serviço e Vigilância da Saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um Distrito Escola. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 9, n. 1, p. 63-75, 2011Tradução . . Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r332.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Pereira, J. G., & Fracolli, L. A. (2011). Articulação ensino–serviço e Vigilância da Saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um Distrito Escola. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 9( 1), 63-75. Recuperado de http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r332.pdf -
NLM
Pereira JG, Fracolli LA. Articulação ensino–serviço e Vigilância da Saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um Distrito Escola [Internet]. Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2011 ; 9( 1): 63-75.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r332.pdf -
Vancouver
Pereira JG, Fracolli LA. Articulação ensino–serviço e Vigilância da Saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um Distrito Escola [Internet]. Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2011 ; 9( 1): 63-75.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r332.pdf - A utilização do modelo da promoção da saúde no Brasil
- Qualidade de vida dos idosos e automonitoramento do Diabetes Mellitus no contexto da estratégia saúde da família
- Avaliação da Atenção Primária à Saúde: visão dos profissionais de saúde
- Dificuldades enfrentadas por pacientes acometidos por lesão medular: como lidar com as limitações
- Contribuição da articulação ensino-serviço num distrito de saúde escola para implantação da vigilância da saúde, na ótica de docentes
- Metodología para estudar el proceso de toma de decisiones sobre las necesidades en salud
- A família como objeto de cuidado da enfermagem na atenção primária à saúde: a experiência de Brasil e de Portugal
- Qualidade de vida dos idosos de Marília/SP, Brasil, avaliada por meio do instrumento WHOQOL-OLD
- Percepção de hipertensos e diabéticos sobre a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico
- Promovendo vínculos e desenvolvendo competências para o cuidado da criança: o programa "jovens mães cuidadoras"
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
FRACOLLI, L A doc 53.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas